Sophia de Mello Breyner Andresen e sua mitologia pessoal

Autori

  • Maria da Conceição Oliveira Guimarães Professora Pesquisadora Independente

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.38.60.43-61

Parole chiave:

Sophia de Mello Breyner Andresen, poesia portuguesa contemporânea, Grécia, mito, Portuguese contemporary poetry, Greece, myth.

Abstract

Resumo: O propósito deste artigo é demonstrar que existe na poesia sophiana uma mitologia pessoal suportada por um olhar arguto e verticalizado sobre as coisas reais vistas e por uma palavra de compromisso ético. A pesquisa sobre esses dois pontos, olhar e palavra, foi conduzida pelos depoimentos de amigos e familiares e pelos seus próprios textos que demonstram o seu olhar particularizado sobre o mundo que a rodeia. Constata-se, ao final, que o olhar arguto e a palavra sacralizada por uma ética são os pilares de sua mitologia pessoal.

Palavras-chave: Sophia de Mello Breyner Andresen; poesia portuguesa contemporânea; Grécia; mito.

Abstract: The purpose of this article is to demonstrate that in Sophia Andresen’s poetry there is a personal mythology supported by a sharp and deep look about the real things and by a poetic word of ethical commitment. The research on these two points, the look and the poetical word, was conducted by the testimonies of friends and family and her own texts have demonstrated her particularized view of the world. In the end, it is observed that the sharp look and the sacralized word by an ethic are the pillars of her personal mythology.

Keywords: Sophia de Mello Breyner Andresen; Portuguese contemporary poetry; Greece; myth.

Biografia autore

  • Maria da Conceição Oliveira Guimarães, Professora Pesquisadora Independente
    Proficiência em Literaturas de Expressão de Língua Portuguesa. Licenciatura Plena em Letras, Português e Inglês (1994), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestrado (2002) em Estudos da Linguagem, área de Literatura Comparada pela mesma Universidade. Doutorado concluído em 2010, no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba na área de Literatura e Cultura, cujos estágios de pesquisa e proficiência ocorreram no Instituto de Clássicas da Universidade de Coimbra, Portugal, em 2009, através da bolsa PDE da CAPES. Pós-doutorado (2015), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com pesquisa realizada no Espólio de Sophia de Mello Breyner Andresen doado a Biblioteca Nacional de Portugal e auxiliada por Bolsa de Pesquisa CAPES. Colabora regularmente com revistas internacionais especializadas em Literatura Brasileira e Portuguesa. Avaliadora e parecerista de revistas literárias.

Pubblicato

2019-04-12

Fascicolo

Sezione

Dossiê Sophia de Mello Breyner Andresen

Come citare

Sophia de Mello Breyner Andresen e sua mitologia pessoal. (2019). Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 38(60), 43-61. https://doi.org/10.17851/2359-0076.38.60.43-61