A cartografia amorosa de Lisboa
A cidade de Ulisses, de Teolinda Gersão
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.41.66.71-84Parole chiave:
Teolinda Gersão, literatura contemporânea portuguesa, LisboaAbstract
A cidade é elemento indissociável de determinadas narrativas, constituindo o material imagético que serve de cenário para as ações das personagens. No entanto, muitas vezes ela se destaca por ser totalizante na construção feita pelo autor, que parte de escolhas e “recortes” significativos do ambiente urbano para compor a narrativa. O espaço urbano desvela-se através das personagens que percorrem diferentes âmbitos, de onde emergem sensações e sentimentos diversos. A cidade de Ulisses, romance de Teolinda Gersão, apresenta-nos uma “geografia amorosa” da cidade de Lisboa, desenhando-nos um mapeamento histórico e sentimental da cidade. Assim, a narrativa engendra-se através da revisitação e da recordação do narrador dos espaços afetivos e simbólicos de Lisboa. Este artigo propõe uma leitura do romance de Teolinda Gersão a partir de aspectos relacionados ao significado da cidade, assim como da apropriação da memória relativa aos ambientes urbanos. Gaston Bachelard (2005), Henry Bergson (2011) e Walter Benjamin (2009) são alguns dos autores que embasam a proposta dessa abordagem.
Riferimenti bibliografici
ALVES, D.; QUEIROZ, A. I. Lisboa, lugares da literatura história e geografia na narrativa de ficção do século XlX à actualidade. Lisboa: Apenas, 2012.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron e Cleonice Paes Barreto. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
CHEREM, R. MAKOWIECKY, S. (org.). Registros sobre ascidades: entre pedras, tintas e letras. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2012.
CRUZ, Claudio. Literatura e cidade moderna. Porto Alegre: EDIPUCRS-IEL, 1994.
GERSÃO, Teolinda. A cidade de Ulisses. Lisboa: Sextante, 2015.
GERSÃO, Teolinda. Porque Teolinda Gersão escreveu A Cidade de Ulisses. RTP: Rádio e Televisão de Portugal, Lisboa, 2011. Disponível em: https://ensina.rtp.pt/artigo/porque-teolinda-gersao-escreveu-a-cidade-de-ulisses/. Acesso em: 20 de março de 2021.
GOMES, Renato Cordeiro. A cidade, a literatura e os estudos culturais: do tema ao problema. Ipotesi: revista de estudos literários, Juiz de Fora, v. 3, n. 2, p. 19-30, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi/article/view/19219. Acesso em: 20 março de 2021.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
PESSOA, Fernando. Obra Poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, Rio de Janeiro 1986.
POULET, Georges. O espaço proustiano. Trad. Ana Luiza B. Martins Costa. Rio de Janeiro: Imago, 1992.