Poema do pensamento: as “Artes poéticas” de Sophia de Mello Breyner Andresen
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.38.60.25-41Parole chiave:
poesia, pensamento, escuta, Arte poética, poetry, thought, listening, Art of Poetry.Abstract
Resumo: Neste ensaio, investiga-se a articulação entre poesia e pensamento na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen. Para isso, aproximam-se as reflexões contidas nas “Artes poéticas” da autora, o pensamento sobre a poesia de Martin Heidegger e o pensamento do poeta Friedrich Hölderlin sobre o papel do poeta e da poesia como fundadores da medida humana no mundo. Dessas aproximações, extraem-se pontos de convergência e diferenças que singularizam a poética de Sophia. Por fim, propõe-se que a obra da poeta portuguesa se escreve no limiar entre poesia e pensamento, como poema em que há sempre pensamento latente e estruturante. Poema do pensamento que não se reduz a pensamento sobre poesia ou poesia sobre o pensamento.
Palavras-chave: poesia; pensamento; escuta; Arte poética.
Abstract: In this essay, we investigate the articulation between poetry and thought in the work of Sophia de Mello Breyner Andresen. For this, there is an approach between the reflections contained in the “Art[s] of Poetry” of the author and the thinking about poetry of Martin Heidegger and Friedrich Hölderlin about the role of the poet and the poetry like founders of the human measure in the world. From these approaches, points of convergence and differences are drawn which singled out Sophia’s poetics. Finally, it is proposed that the work of the Portuguese poet is written on the threshold between poetry and thought, as a poem in which there is always latent and structuring thought. Poem of thought that is not reduced to thinking about poetry or poetry about thought.
Keywords: poetry; thought; listening; Art of Poetry.