O absurdo da guerra em tinta e em verso

a arte como busca de justiça em poemas de Jorge de Sena e Carlos de Oliveira

Autori

  • Gustavo de Mello Sá Carvalho Ribeiro Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.43.69.11-27

Parole chiave:

poesia portuguesa e outras artes, Jorge de Sena, Carlos de Oliveira

Abstract

O objetivo deste trabalho é fazer uma leitura comparativa entre dois poemas portugueses do século XX: “Carta a meus filhos sobre os fuzilamentos de Goya”, publicado por Jorge de Sena em Metamorfoses, de 1963, e “Descrição da guerra em Guernica”, de Entre duas memórias, publicado por Carlos de Oliveira, em 1971. Tais poemas são elaborados com base em pinturas que representam o tema da guerra: Três de maio, obra de Goya, do ano de 1814, e Guernica, pintura a óleo de Picasso, de 1937. Enquanto Jorge de Sena ostenta um estilo mais confessional, simulando uma carta, em estrofe única, Carlos de Oliveira constrói um poema fragmentado em dez partes, em tom objetivo e descritivo. Tais estilos vão ao encontro da interpretação de cada poeta acerca das pinturas que motivaram os textos e opõem o absurdo da guerra à beleza da arte. Para a análise, realiza-se um close reading dos textos literários, levando em consideração as metodologias da literatura comparada preconizadas por René Wellek (1994).

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Pubblicato

2024-07-05

Come citare

Ribeiro, G. de M. S. C. (2024). O absurdo da guerra em tinta e em verso: a arte como busca de justiça em poemas de Jorge de Sena e Carlos de Oliveira. Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 43(69), 11–27. https://doi.org/10.17851/2359-0076.43.69.11-27

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Retratos Poéticos I