A voz feminina
um badalar de sensatez n’A casa da cabeça de cavalo
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.41.66.135-147Palavras-chave:
romance português, Teolinda Gersão, voz feminina, questões de gêneroResumo
Trata-se de uma leitura d’A casa da cabeça de cavalo (1996), de Teolinda Gersão, romance que apresenta um jogo de histórias contadas por alguns habitantes invisíveis de uma casa que tem como marca uma cabeça de cavalo. A partir destas vozes narrativas sobre os familiares de Duarte Augusto, memórias são repassadas de geração a geração. Nossa leitura destaca a voz de Maria Badala, que se distingue daquele conjunto pela forma e força de expressar suas opiniões. O objetivo do estudo é mostrar a determinação e a sensatez desta voz feminina que ecoa em meio a uma sociedade completamente patriarcal e conservadora, na qual a mulher sofre a imposição de uma condição de inferioridade pela supremacia machista. O trabalho com este romance foi desenvolvido no Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos (GIELLus), em projeto de Iniciação Científica. A metodologia é embasada em estudos narratológicos, por compreender-se que Narratologia e Estudos de Gênero constituem um aparato teórico a dar mais valia à análise do texto literário. Enquanto pesquisa bibliográfica, utilizamos estudos e ensaios de Constância Lima Duarte (2019), Gayatri Chakravorty Spivak (2010), Heloísa Buarque de Hollanda (1994), Lucia Osana Zolin (2009), Maria de Fátima Marinho (1999), dentre outros.
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Referências
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