INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: SUBSÍDIOS PARA UMA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL COMO ESPAÇO SIMBÓLICO

Autores

  • Cristina Frade UFMG
  • Cristina Frade UFMG
  • Luciano Meira UFPE

Resumo

Esse artigo visa contribuir com subsídios teórico-empíricos acerca da concepção de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) como um espaço simbólico, de mediação semiótica, apresentada por Meira e Lerman (2010). Tais subsídios são extraídos da análise de uma pesquisa realizada por duas professoras-pesquisadoras, uma de matemática, a outra de ciências, de uma mesma turma de alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte. Nessa pesquisa executou-se um trabalho interdisciplinar entre as duas professoras, onde se investigou como, e sob quais circunstâncias, tal trabalho poderia encorajar os alunos a “cruzar as fronteiras” das duas disciplinas. A partir da ilustração de dois episódios de aprendizagem, a noção de ZDP como espaço simbólico é reforçada, e a questão da fragilidade e instabilidade de uma ZDP é discutida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Frade, UFMG

Cristina Frade - Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social/Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Educação pela UFMG, linha de pesquisa em Educação Matemática.

Luciano Meira, UFPE

Luciano Meira - Departamento de Psicologia/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ph.D. em Educação Matemática pela University of California at Berkeley, linha de pesquisa em aprendizagem e desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Frade, C., Frade, C., & Meira, L. (2023). INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: SUBSÍDIOS PARA UMA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL COMO ESPAÇO SIMBÓLICO. Educação Em Revista, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21001

Edição

Seção

Artigos