A Psicologia e o Programa Ler e Escrever: a formação de professores na escola”
Resumo
O artigo traz alguns dados de uma investigação cujo objetivo foi o de contribuir para a compreensão das formas por meio das quais a Psicologia vem sendo apropriada pelos projetos de formação de professores em serviço. Mediante o exame do projeto de formação do município de São Paulo, o “Programa Ler e Escrever, Prioridade na escola. Projeto Toda Força ao 1º. Ano”, analisam-se as concepções psicológicas em suas formas de conceber as crianças, a sua aprendizagem e o projeto de sua iniciação na cultura escrita. A partir das reconceitualizações sobre a aprendizagem, em que esta é considerada uma decorrência da natureza construtiva da mente infantil, é pertinente perguntar em que medida essas idéias rompem com aquelas anteriores, pertencentes ao assim chamado “ensino tradicional”. Para responder a essas perguntas, recorreu-se a algumas das contribuições da história da leitura. Palavras chaves: Psicologia e formação de professores; psicologia e alfabetizaçãoDownloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.