O EDUCADOR E SUA RELAÇÃO COM O PASSADO

Autores

  • Claudia Alves Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

história da educação, formação de professores, tempo e temporalidades

Resumo

O texto discute a contribuição dos estudos em História da Educação para a formação dos educadores. Uma situação paradoxal configura-se nessa área de estudos no Brasil, com a expansão vertiginosa da pesquisa e a restrição de seu espaço disciplinar nos cursos de pedagogia. Diante desse quadro, propõe-se uma discussão que tome como perspectiva a relação que o educador, em sua prática profissional, estabelece com o passado, considerando-se que essa questão encontra-se no cerne dos estudos históricos. Para isso, enfoca-se três aspectos dessa relação: 1º.) as sobrevivências do passado no presente; 2º.) as diversas temporalidades que habitam um mesmo tempo; 3º.) as múltiplas formas de subjetivação do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Alves, Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

Historiadora da educação e professora associada do Departametno de Fundamentos Pedagógicos da Faculdade de Educação da UFF. Doutora em História Social pela USP, pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação na gestão 2007-2009.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Alves, C. (2023). O EDUCADOR E SUA RELAÇÃO COM O PASSADO. Educação Em Revista, 28(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21035

Edição

Seção

Palavra Aberta