O EDUCADOR E SUA RELAÇÃO COM O PASSADO
Palavras-chave:
história da educação, formação de professores, tempo e temporalidadesResumo
O texto discute a contribuição dos estudos em História da Educação para a formação dos educadores. Uma situação paradoxal configura-se nessa área de estudos no Brasil, com a expansão vertiginosa da pesquisa e a restrição de seu espaço disciplinar nos cursos de pedagogia. Diante desse quadro, propõe-se uma discussão que tome como perspectiva a relação que o educador, em sua prática profissional, estabelece com o passado, considerando-se que essa questão encontra-se no cerne dos estudos históricos. Para isso, enfoca-se três aspectos dessa relação: 1º.) as sobrevivências do passado no presente; 2º.) as diversas temporalidades que habitam um mesmo tempo; 3º.) as múltiplas formas de subjetivação do tempo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.