AMBIENTE E CULTURA KAINGANG: SAÚDE E EDUCAÇÃO NA PAUTA DAS LUTAS E CONQUISTAS DOS KAINGANG DE UMA TERRA INDÍGENA

Autores

  • Luís Fernando da Silva Laroque Centro Universitário Univates, Lajeado/RS.
  • Juciane Beatriz Sehn da Silva Centro Universitário Univates.

Palavras-chave:

Kaingang, Terra Indígena Linha Glória, Saúde e educação, Vale do Taquari

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas à saúde e educação indígena Kaingang, da Terra Indígena Linha Glória, localizada no município de Estrela, no Vale do Taquari. Os Kaingang são povos de Língua Jê, constituindo na atualidade um dos maiores grupos do ponto de vista populacional no sul do Brasil, ocupando territórios localizados no oeste paulista, centro-norte e oeste paranaense, oeste catarinense e centro-norte do Rio Grande do Sul. Sendo assim, buscamos compreender como este grupo vivencia e relaciona-se culturalmente com a saúde e a educação no seu cotidiano. Pretendemos, sobretudo, mostrar que este grupo tem sido sujeito de sua história, estando à frente de diversas lutas relacionadas à saúde e educação, e, que a Constituição Federal de 1988, garante nos termos específicos da lei, que ambas sejam realizados de maneira diferenciada, respeitando a cultura e a peculiaridade das populações indígenas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luís Fernando da Silva Laroque, Centro Universitário Univates, Lajeado/RS.
    Doutor em História. Pesquisador. Professor do Centro de Ciências Humanas e Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário Univates. 
  • Juciane Beatriz Sehn da Silva, Centro Universitário Univates.
    Graduada em História pelo Centro Universitário Univates. Professora da educação básica em Lajeado/RS

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
AMBIENTE E CULTURA KAINGANG: SAÚDE E EDUCAÇÃO NA PAUTA DAS LUTAS E CONQUISTAS DOS KAINGANG DE UMA TERRA INDÍGENA. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];29(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21073

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)