Narrativas Maxakali: possibilidades para o ensino de cultura e história indígena

Autores

  • Pablo Luiz de Oliveira Lima Universidade Federal de Minas Gerais / Faculdade de Educação
  • Nayara Silva de Carie Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais / Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

narrativas Maxakali, ensino de História, história indígena

Resumo

O povo Maxakali enfrentou a colonização e resiste até os dias de hoje com a força de seus hábitos culturais. As narrativas indígenas são fontes ricas para o ensino de história, desde que trabalhadas adequadamente, respeitando a alteridade cultural, os diferentes conjuntos de valores, crenças e organização social dos povos indígenas. Propomos um diálogo entre narrativas indígenas e teorias sobre a narrativa histórica. A presença de narrativas indígenas no ensino de História está relacionada às mudanças que ocorreram no ensino desta disciplina a partir da década de 1980, com a instituição dos direitos indígenas constitucionais, novos parâmetros curriculares e uma legislação que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígenas na educação básica brasileira (Lei 11.645/08). A utilização de narrativas indígenas no ensino de história, além de levar os alunos a compreenderem melhor as culturas indígenas, pode levá-los a percepções mais ampliadas sobre a sua própria cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Luiz de Oliveira Lima, Universidade Federal de Minas Gerais / Faculdade de Educação

Departamento de Meetodos e Técnicas de Ensino

Área de Ensino de História

Professor dos cursos de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo), História e Pedagogia.

Nayara Silva de Carie, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais / Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada e Bacharel em História (Fafich/UFMG), mestre e doutoranda em Educacão (FaE/UFMG).

Área de ensino de história, livro didático, avaliação.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Lima, P. L. de O., & de Carie, N. S. (2023). Narrativas Maxakali: possibilidades para o ensino de cultura e história indígena. Educação Em Revista, 29(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21112

Edição

Seção

Artigos