MINORIAS ÉTNICAS E EDUCAÇÃO: O COLÉGIO ARNALDO JANSEN DE BELO HORIZONTE – MG (1912-1947)

Autores

  • Hercules Pimenta dos Santos Professor da pós-graduação e de cursos de extensão da Faculdade Milton Campos (FMC-MG).

Palavras-chave:

Grupos étnicos, Escolas confessionais, Missionários estrangeiros

Resumo

O objetivo principal do presente artigo é abordar a discussão étnica que envolveu a referida instituição, constituída e mantida pela Congregação do Verbo Divino, originária da Alemanha. Para tanto, buscou-se realizar a reconstrução histórica da instituição escolar, seguindo uma abordagem metodológica que confluiu História da Educação, História Política e caminhou por um viés cultural observado nos conflitos de ordem étnica, social e religiosa vividos pelas comunidades de estrangeiros estudadas. Assim, buscou-se compreender como se deu o estabelecimento desse grupo de estrangeiros na, planejada e recém criada, capital mineira, concentrando o estudo nas relações entre estrangeirismos, educação, urbanização e religião. Constatou-se que, em determinados momentos, a presença desta escola foi rejeitada por parte da população local. Essa rejeição ocorreu apesar das propostas que moviam os missionários alemães fundadores do Colégio estar ligadas a questões de grande aceitação cultural.

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Biografia do Autor

Hercules Pimenta dos Santos, Professor da pós-graduação e de cursos de extensão da Faculdade Milton Campos (FMC-MG).

Mestrado em Educação pelo PPGE/FaE-UFMG; Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (Lante-UFF); professor da pós-graduação e de cursos de extensão da Faculdade Milton Campos (FMC-MG).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

dos Santos, H. P. (2023). MINORIAS ÉTNICAS E EDUCAÇÃO: O COLÉGIO ARNALDO JANSEN DE BELO HORIZONTE – MG (1912-1947). Educação Em Revista, 29(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21113

Edição

Seção

Artigos