Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal

Autores

  • Inês Cardoso York University Faculty of Liberal Arts & Professional Studies http://orcid.org/0000-0003-2687-2424
  • Luísa Álvares Pereira Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro
  • Célia da Graça Lopes Agrupamento de Escolas João da Silva Correia
  • Rui Patrício Andrade Pereira Lopes Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

relação com a escrita, escrita escolar, escrita extraescolar, ensino da escrita, Didática da escrita

Resumo

Apresentaremos as práticas de escrita, em contextos escolares (por injunção professoral) e extraescolares (livres), reportadas por alunos, dos 9 aos 15 anos, no Ensino Básico (EB) em Portugal, por meio de inquérito por questionário a nível nacional. Essas práticas são expressão da vasta e dinâmica relação com a escrita (re)construída pelos sujeitos. A Didática da Escrita tem salientado, justamente, a relevância de conhecer mais aprofundadamente a relação que os indivíduos (re)constroem com o ato de escrever, pois nela estão ancoradas as motivações e os fatores de afastamento e rejeição desta prática de produção verbal. Os resultados indicam maior diversidade de escritos no contexto extraescolar, contrastando com focos de atuação escritural mais preponderantes na escola, procurando atender a prioridades de ensino-aprendizagem. Emergem, contudo, elementos de conexão entre os dois contextos, que (in)formam para uma atuação didática mais favorecedora de um percurso escritural significativo para os sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inês Cardoso, York University Faculty of Liberal Arts & Professional Studies

Department of Languages, Literatures and Linguistics (DLLL)

  • Didática do Português como língua materna e não materna (segunda, estrangeira e de herança)
  • Didática da Escrita
  • Relação com o saber
  • Relação com a escrita escolar e extraescolar
  • Formação de Professores no ensino do Português, em geral, e da Escrita, em particular
  • Materiais didáticos
  • Progressão na produção de géneros de textos escritos e orais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Cardoso, I., Álvares Pereira, L., da Graça Lopes, C., & Patrício Andrade Pereira Lopes, R. (2023). Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21315