Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal

Autores

  • Inês Cardoso York University Faculty of Liberal Arts & Professional Studies http://orcid.org/0000-0003-2687-2424
  • Luísa Álvares Pereira Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro
  • Célia da Graça Lopes Agrupamento de Escolas João da Silva Correia
  • Rui Patrício Andrade Pereira Lopes Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

relação com a escrita, escrita escolar, escrita extraescolar, ensino da escrita, Didática da escrita

Resumo

Apresentaremos as práticas de escrita, em contextos escolares (por injunção professoral) e extraescolares (livres), reportadas por alunos, dos 9 aos 15 anos, no Ensino Básico (EB) em Portugal, por meio de inquérito por questionário a nível nacional. Essas práticas são expressão da vasta e dinâmica relação com a escrita (re)construída pelos sujeitos. A Didática da Escrita tem salientado, justamente, a relevância de conhecer mais aprofundadamente a relação que os indivíduos (re)constroem com o ato de escrever, pois nela estão ancoradas as motivações e os fatores de afastamento e rejeição desta prática de produção verbal. Os resultados indicam maior diversidade de escritos no contexto extraescolar, contrastando com focos de atuação escritural mais preponderantes na escola, procurando atender a prioridades de ensino-aprendizagem. Emergem, contudo, elementos de conexão entre os dois contextos, que (in)formam para uma atuação didática mais favorecedora de um percurso escritural significativo para os sujeitos.

Biografia do Autor

  • Inês Cardoso, York University Faculty of Liberal Arts & Professional Studies

    Department of Languages, Literatures and Linguistics (DLLL)

    • Didática do Português como língua materna e não materna (segunda, estrangeira e de herança)
    • Didática da Escrita
    • Relação com o saber
    • Relação com a escrita escolar e extraescolar
    • Formação de Professores no ensino do Português, em geral, e da Escrita, em particular
    • Materiais didáticos
    • Progressão na produção de géneros de textos escritos e orais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal. (2023). Educação Em Revista , 34. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21315

Artigos Semelhantes

1-10 de 1166

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.