Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Álgebra a partir das produções do GT04 da SBEM

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Álgebra; Requisitos para aprender Álgebra; Dificuldades de Aprendizagem em Álgebra; Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior; Análise Interpretativa.

Resumo

O objetivo deste artigo, de caráter bibliográfico, é apresentar, a partir da interlocução de questões levantadas por meio de uma análise interpretativa, realizada em cinco pequisas de autoria de membros do Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior (GT04), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, sobre o ensino e a aprendizagem de Álgebra, com reflexões presentes em estudos de outros autores de renome na Educação Algébrica, discussões acerca de três temáticas: requisitos para aprender Álgebra; como a Álgebra é ensinada e como deveria ser ensinada; e a natureza das dificuldades evidenciadas na aprendizagem de Álgebra. Para coletar, categorizar e analisar dados, adotamos alguns pressupostos da Análise de Conteúdo na ótica de Bardin. Por meio do estudo realizado, pudemos perceber que, embora os objetos das pesquisas do GT04 sejam o ensino e a aprendizagem de Matemática na universidade, muitas das discussões relacionadas à Álgebra presentes nas investigações dos membros deste Grupo por nós iluminadas e articuladas com afirmações de pesquisadores de renome, tanto no cenário nacional quanto internacional da Educação Algébrica, não dizem respeito especificamente ao ensino superior. Considerações relacionadas à especificidade do GT se fazem presentes de maneira mais contundente nas reflexões acerca da natureza das dificuldades evidenciadas na aprendizagem de Álgebra, havendo, no entanto, mesmo nesta categoria de análise, considerações pertintentes também à Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Loureiro de Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Na mesma instituição é líder do Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional, atuando na linha de investigação A Matemática como Componente Curricular de Cursos de Graduação que volta sua atenção para o ensino de Matemática em cursos superiores cujo foco não é a formação de matemáticos. Participa,também na PUC-SP, do grupo de pesquisa GPEA (Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica). Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral e da Análise Matemática. Sua investigação de doutorado, intitulada, A disciplina de Cálculo I do curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de 1934 a 1994, defendida em 2012, recebeu menção honrosa na categoria Ensino no Prêmio Capes de Teses 2013. Atualmente é Professor do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e Assistente Especializado da Pró-Reitoria de Graduação na mesma Universidade. Desde 2015 é vice coordenador do GT4 - Ensino Superior - da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e desde 2017 é vice-coordenador do Grupo de Trabalho Ciências Básicas e Matemática na Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores.

Downloads

Publicado

2022-05-06

Edição

Seção

Artigos