A EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA E SEUS LABIRINTOS

SOBRE RESISTÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E UTOPIA

Autores

  • Danilo Romeu Streck UNISINOS

Palavras-chave:

Labirinto, educação latino-americana, resistência, insurgência, utopia

Resumo

No presente artigo o labirinto é usado como metáfora para caracterizar a realidade educacional latino-americana em sua complexidade atual e seus condicionantes históricos. O objetivo é compreender os meandros destes labirintos e contribuir na busca de possibilidades para a construção de alternativas que apontem saídas. Na primeira parte do texto há referência a obras da literatura, das ciências sociais e da educação que revelam as várias facetas e dimensões do labirinto. Na segunda parte são identificadas tarefas para ajudar a lidar com os desafios do labirinto: a educação popular como lugar de resistência e de criação de inéditos viáveis; o descobrimento de protagonismos esquecidos e silenciados; a educação para um cosmopolitanismo crítico e solidário. Na conclusão se apontam três ingredientes de uma visão utópica para a educação: a imaginação que afirma a possibilidade de elevar-se acima do possível e ver os labirintos não como uma fatalidade; a condição de criar projetos através dos quais se pode incidir sobre a realidade imediata e mediata; e o agir com um certo grau de certeza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Romeu Streck, UNISINOS

Doutor em Educação e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Publicado

2023-05-08

Como Citar

Streck, D. R. (2023). A EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA E SEUS LABIRINTOS : SOBRE RESISTÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E UTOPIA. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26731

Edição

Seção

Artigos