ASPECTOS CULTURAIS E IMPACTOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DE LESSON STUDY

UMA REVISÃO INTERNACIONAL DA LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Lesson Study, Desenvolvimento Profissional, Formação de Professores, Implicações Culturais, Revisão Sistemática da Literatura.

Resumo

Lesson Study (LS) é um modelo de desenvolvimento profissional utilizado há mais de um século por professores japoneses. Embora vários especialistas tenham proclamado os benefícios da adoção do LS em sistemas educacionais internacionais, ainda não está claro como o LS tem sido utilizado e como deveria ser implementado em culturas fora do Japão. Para aprofundar as discussões sobre o tema, foi realizada uma Revisão Sistemática com os objetivos de (1) identificar características específicas das práticas de LS desenvolvidas em diferentes contextos, (2) verificar e analisar quais aspectos culturais podem ter impactado a implementação de LS, e (3) verificar e analisar quais são os desafios apontados na literatura para o desenvolvimento de práticas exitosas de LS em contextos internacionais. 28 publicações foram identificadas para a análise em 5 bases de dados acadêmicas internacionais. Esta pesquisa revela várias evidências a respeito da rápida disseminação do LS em ambientes internacionais e aponta as principais adaptações ou redesenhos implementados ao modelo LS para que este atenda às necessidades e condições locais. Os dados demonstram que a restrição de tempo, o apoio financeiro, a busca por resultados rápidos e a inclusão de especialistas são aspectos críticos que devem ser considerados na introdução de LS em um novo contexto. Por fim, foram extraídas implicações educacionais bem como sugestões para futuras pesquisas para ampliar a compreensão de como o movimento LS deve ser implementado adequadamente em diferentes contextos fora do Japão. 

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Biografia do Autor

Carmem Silvia Lima Fluminhan, Universidade Estadual Paulista, Unesp

PhD student in Education at the São Paulo State University – Unesp. Master in Education (2017) and Specialist in the Assessment of Teaching and Learning from the University of Western São Paulo (2013). Graduated in Translation and Interpretation – full degree (1992) and in Language Sciences – full degree (1992) from the College Ibero-American of Language and Human Sciences. Graduated in Pedagogy – full degree (2019) from the University Center of Araras. Speaking Examiner of international proficiency exams of English.

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Universtity of Western São Paulo

Graduated in Mathematics from the São Paulo State University -Unesp (1985), Master in Electrical Engineering from the State University of Campinas (1994) and PhD in Education (Curriculum) from the Pontifical Catholic University of São Paulo (2000). Full Professor in Teacher Education for a Digital and Inclusive School from Unesp (2015). Leader of the Research Group Enhancing Environments for Inclusion (API). Volunteer adjunct professor at Unesp and professor of the Graduate Program at the University of Western São Paulo (Unoeste).

Klaus Schlünzen Junior, São Paulo State University (Unesp)

Graduated in Mathematics from the Federal University of Santa Catarina, Master in Computer Science from the State University of Campinas and PhD in Electrical Engineering from the State University of Campinas. Full Professor of Computer Science and Education at the São Paulo State University - Unesp, with post-doctoral internship at Universitat de Barcelona. He was a PQ Research Productivity Scholar from 2006 to 2009. Professor at the Statistics Department and the Graduate Program in Education at FCT / Unesp, coordinator of the Professional Master's Program in Network in Inclusive Education (Profei) and coordinator of the Promotion Center for Digital, School and Social Inclusion (Cpides).

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Lima Fluminhan, C. S., Moriya Schlünzen, E. T., & Schlünzen Junior, K. (2024). ASPECTOS CULTURAIS E IMPACTOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DE LESSON STUDY: UMA REVISÃO INTERNACIONAL DA LITERATURA. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/34104

Edição

Seção

Artigos