ASPECTOS CULTURAIS E IMPACTOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DE LESSON STUDY
UMA REVISÃO INTERNACIONAL DA LITERATURA
Palavras-chave:
Lesson Study, Desenvolvimento Profissional, Formação de Professores, Implicações Culturais, Revisão Sistemática da Literatura.Resumo
Lesson Study (LS) é um modelo de desenvolvimento profissional utilizado há mais de um século por professores japoneses. Embora vários especialistas tenham proclamado os benefícios da adoção do LS em sistemas educacionais internacionais, ainda não está claro como o LS tem sido utilizado e como deveria ser implementado em culturas fora do Japão. Para aprofundar as discussões sobre o tema, foi realizada uma Revisão Sistemática com os objetivos de (1) identificar características específicas das práticas de LS desenvolvidas em diferentes contextos, (2) verificar e analisar quais aspectos culturais podem ter impactado a implementação de LS, e (3) verificar e analisar quais são os desafios apontados na literatura para o desenvolvimento de práticas exitosas de LS em contextos internacionais. 28 publicações foram identificadas para a análise em 5 bases de dados acadêmicas internacionais. Esta pesquisa revela várias evidências a respeito da rápida disseminação do LS em ambientes internacionais e aponta as principais adaptações ou redesenhos implementados ao modelo LS para que este atenda às necessidades e condições locais. Os dados demonstram que a restrição de tempo, o apoio financeiro, a busca por resultados rápidos e a inclusão de especialistas são aspectos críticos que devem ser considerados na introdução de LS em um novo contexto. Por fim, foram extraídas implicações educacionais bem como sugestões para futuras pesquisas para ampliar a compreensão de como o movimento LS deve ser implementado adequadamente em diferentes contextos fora do Japão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.