A REORGANIZAÇÃO DO CONVÍVIO FAMILIAR COM CRIANÇAS EM PANDEMIA PELA COVID-19 NO BRASIL

Autores

  • Aline Sommerhalder Universidade Federal de São Carlos
  • Luana Zanotto Universidade Federal de Goiás
  • Anna Aluffi Pentini Università di Roma Tre

Palavras-chave:

Cotidiano doméstico, Crianças em lares, Pandemia COVID-19, Suspensão da escola presencial

Resumo

O estudo decorre de pesquisa ampla derivada de parceria de convênio científico internacional entre duas Universidades Públicas, sendo uma italiana e uma brasileira. Objetiva discutir o convívio doméstico cotidiano de famílias com crianças em idade escolar diante da pandemia pelo COVID-19. Intenciona, ainda, problematizar possíveis mudanças na rotina de vida de crianças brasileiras, em detrimento da ausência de frequência presencial nas escolas e ampliação de tempo diário em contextos domésticos. O trato crítico-interpretativo ofertado aos dados pautou-se nas concepções de convívio familiar, em acordo com o pensamento teórico sócio-humanista. Com aplicação de método misto (quantitativo e qualitativo), apresenta parte de resultados brasileiros obtidos por meio de questionário on-line, e-survey, em formato de opinião pública. Participaram 478 famílias brasileiras, majoritariamente, residentes em municípios do estado de São Paulo. Os resultados indicam que a estruturação familiar acompanha mudanças propostas pelos adultos como sujeitos protagonistas de um saber fazer no cotidiano doméstico transformado pela pandemia. À luz da dialogia freireana, as mudanças indicadas pelos adultos ocorreram pela ampliação do sentimento de proximidade e reconhecimento dos filhos, para além da inserção na rotina das atividades escolares e recriação de novas formas de educação diante dos limites impostos. As alterações ocorridas na esfera domiciliar perpassam pela compreensão de novas configurações que estabeleçam relações educativo-dialógico-cooperativa entre os diferentes membros, crianças e adultos.

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Biografia do Autor

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - UFSCar. Coordenadora do Cfei  - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância. Docente Associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas- CECH/UFSCar. Pós-doutora pela Università Degli Studi Roma Tre (UniRoma Tre). Pedagoga, mestra e Doutora em Educação Escolar.

Luana Zanotto, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora e mestra em Educação. Licenciada em Educação Física.

Anna Aluffi Pentini, Università di Roma Tre

Doutora em Teoria e ricerca educativa e sociale pela Università degli Studi Roma Tre. Atualmente é Professore Associato da Università degli Studi Roma Tre.

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Sommerhalder, A., Luana Zanotto, & Aluffi Pentini, A. (2023). A REORGANIZAÇÃO DO CONVÍVIO FAMILIAR COM CRIANÇAS EM PANDEMIA PELA COVID-19 NO BRASIL. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35663

Edição

Seção

Artigos