CICLOPEDALEIROS:

PROCESSOS EDUCATIVOS DECORRENTES DA ESTRUTURAÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Autores

Palavras-chave:

processos educativos, cicloentrega, economia solidária

Resumo

A implantação e a consolidação do modelo econômico neoliberal tiveram como consequências a precarização acentuada do trabalho no Brasil e o aumento das desigualdades. O grande número de pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade socioeconômica e a busca pela superação desse quadro faz emergir alternativas à geração de renda. Essas alternativas promoveram práticas exploratórias como a uberização do trabalho, mas também contribuíram para impulsionaram outras economias. O Empreendimento de Economia Solidária CicloPedaleiros busca, através da realização de cicloentregas, viabilizar geração de renda para adultos que estão à margem do mercado de trabalho, sujeitos ao desemprego e à informalidade. O presente artigo teve como objetivo identificar e compreender os processos educativos decorrentes da prática social da cicloentrega a partir das ações do citado empreendimento. Como metodologia utilizamos pesquisa participante, sistematização das observações por meio de diários de campo e análise pautada na fenomenologia. Da análise emergiram rês categorias temáticas: A) “Eu fui lá na frente falar, falei, sou dos CicloPedaleiros, empreendimento de economia solidária”; B) “É bão usar o capacete, viu, numa hora dessa salva”; e C) “Precarização é a palavra do ano”.

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Biografia do Autor

Andréia Cordeiro Mecca, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.

Luiz Gonçalves Junior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-RC), 1989; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 1993; Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, 1998; Pós-Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal (ICS/UL), 2003. Professor Titular do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH/UFSCar), atual Vice-Coordenador do Curso de Bacharelado em Educação Física, já tendo sido Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física, bem como Chefe e Vice-Chefe do DEFMH. Professor e orientador credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, desde 2002. Editor associado da Revista Motricidades (ISSN 2594-6463). Sócio-Fundador, Pesquisador e atual Diretor Científico da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH); Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL); Coordenador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF), desde 1996; Coordenador da Cátedra Joel Martins. Atuou como Investigador Convidado do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (CES/UC), 1-2016; da Facultad de Educación Física y Deportes da Universidad de Quindío, Arménia, Colômbia (FEFD/UniQuindío), 2-2016; da Faculdade de Motricidade Humana do Instituto Piaget, Almada, Portugal, (FMH/IP), em 2-2002 e 1-2003. Desenvolve pesquisa nas linhas ?Práticas Sociais e Processos Educativos? e ?Estudos Socioculturais do Lazer?, em interface com Educação Ambiental, Economia Solidária, Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Musical, possuindo artigos apresentados e publicados em periódicos e/ou em eventos científicos no Brasil, Argentina, Azerbaijão, Áustria, Chile, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Moçambique, Paraguai, Portugal e Venezuela. Coordena as extensões comunitárias ?Projeto de Educação Ambiental e Lazer? (PEDAL), em parceria com a Associação São-carlense de Ciclismo (ASC) e, ?Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer?.

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Mecca, A. C., & Gonçalves Junior, L. (2023). CICLOPEDALEIROS:: PROCESSOS EDUCATIVOS DECORRENTES DA ESTRUTURAÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35763

Edição

Seção

Artigos