A Dor nos Tempos da Covid-19
Transtorno de Adaptação nos Professores do Ensino Superior Brasileiro
Palavras-chave:
Transtorno de Adaptação, Estresse, Pandemia, Professores, Ensino SuperiorResumo
Neste trabalho são apresentados resultados de uma pesquisa longitudinal orientada pelo objetivo de identificar a adaptação dos professores e seus níveis de estresse e ansiedade durante a pandemia da COVID-19. Assim, 129 professores foram acompanhados por um ano durante a pandemia de modo a obter os dados. Foi possível perceber que aproximadamente 3 em cada 4 professores da amostra passaram pelo transtorno de ajustamento durante o período de coleta e 1 em cada 2 professores apresentaram nível de ansiedade-estado alto. Nesse sentido, verificaram-se os seguintes fatores associados à probabilidade de não estarem adaptados à pandemia: ser mulher, estar casado e a forma negativa com que percebem o cotidiano após tantas restrições e riscos. Entretanto, outros fatores puderam contribuir com o ajustamento dos professores: tempo de docência, percepção positiva sobre o estado de saúde física e não utilização de substâncias como álcool, cigarro, medicamentos e outras. Verificou-se, pois, a vulnerabilidade psicossocial dos professores durante o período de pandemia, o que torna inequívoca a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas e privadas para contribuir com o ajustamento dessas pessoas, principalmente pensando na repercussão negativa que essa situação pode ter, inclusive, ao longo de anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.