PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EVASÃO DISCENTE

UMA ANÁLISE NO CURSO TÉCNICO

Autores

  • Everton Barbosa Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Pecém (CE) https://orcid.org/0000-0002-0515-7037
  • Marcos Silvano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Cedro (CE)

Palavras-chave:

educação profissional, evasão, práticas pedagógicas

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica brasileira, nos últimos anos, principalmente de 2000 a 2016, vem passando por transformações oriundas de políticas públicas elaboradas visando a sua expansão e reestruturação. Frente a essas transformações, as escolas profissionalizantes são desafiadas a repensar e ressignificar a forma como mantêm elo com a sociedade. Vários aspectos precisam ser observados e questionados no sentido de contribuir para a permanência e sucesso dos discentes nas escolas profissionais. A evasão discente é um dos problemas enfrentados no ensino profissional, influenciada por diversos fatores que pesam na decisão do aluno em permanecer ou não no curso. Dentre esses elementos, destacam-se as práticas pedagógicas e sua relação com a aprendizagem e a motivação dos alunos, proporcionando um maior envolvimento com a instituição de ensino. O trabalho teve como objetivo analisar as influências das práticas pedagógicas docentes na evasão dos discentes no Curso Técnico de Eletromecânica do IFCE/ Campus Avançado do Pecém. A referida pesquisa foi classificada, metodologicamente, como aplicada, com uma abordagem qualitativa, com características exploratórias e desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico, estudos de casos e relatos de experiência. Os resultados obtidos possibilitaram uma melhor compreensão da ocorrência da evasão no referido curso, elencando as suas possíveis motivações. Foi verificada a grande importância das práticas pedagógicas para a permanência dos discentes no curso, pois contribuem de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Barbosa Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Pecém (CE)

Doutor em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2015) e Mestre em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2009). Especialista em Engenharia e Ciências do Petróleo e Gás Natural (UFC-2009) e Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFCE-2020). Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2006). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Pecém. https://orcid.org/0000-0002-0515-7037.

Marcos Silvano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Cedro (CE)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) com ênfase em formação de professores de matemática e uso das tecnologias digitais. Mestre no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC -2011) e Especialista no ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-2004), Especialista em Gestão e Avaliação da Educação pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-2011) e licenciado em Ciências-Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-2002). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Cedro, Diretor de Ensino - IFCE campus Cedro. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase na formação de professores, Ensino e aprendizagem de Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: Formação de professores, saberes docentes e conhecimento digital, educação matemática, didática e tecnologias digitais, álgebra, teoria dos números, estruturas algébricas, cálculo diferencial e integral, estatística, metodologia do ensino de matemática e laboratório de matemática.

Publicado

2024-02-16

Como Citar

Barbosa Nunes, E., & Marcos da Costa Silvano, A. . (2024). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EVASÃO DISCENTE: UMA ANÁLISE NO CURSO TÉCNICO. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36039

Edição

Seção

Artigos