VIVÊNCIAS, CONDIÇÕES DE TRABALHO E PROCESSO SAÚDE-DOENÇA: RETRATOS DA REALIDADE DOCENTE

Autores

  • Saulo Daniel Mendes Cunha Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • José de Andrade Matos Sobrinho Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Aparecida Rosângela Silveira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Cristina Andrade Sampaio Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Docentes, Condições de trabalho, Processo saúde-doença, Grounded theory

Resumo

As condições de trabalho docente e as vivências dos professores da rede básica de ensino público foram impactadas a partir das reformas educacionais implantadas na década de 1990, com forte influência da política neoliberal e da globalização. Como resultado dessa influência, houve a precarização da educação pública e implantação do gerencialismo escolar na educação básica. Repercussões deste cenário educativo, caracterizado por péssimas condições para realização do trabalho e desvalorização da carreira docente têm afetado a história de vida do professor e provocado adoecimentos nesta classe trabalhadora. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi de compreender os processos envolvidos no adoecimento de professores de escolas públicas da cidade de Montes Claros-MG, a partir de vivências e condições de trabalho.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada no Interacionismo Simbólico, realizada por meio do método Grounded Theory, na perspectiva construcionista social. Foram entrevistados 12 professores da educação básica em escolas estaduais. Os dados, no processo de análise, produziram codificações que resultaram em sete categorias axiais, as quais buscam elucidar os pressupostos teóricos desta investigação. Os resultados deste estudo apontaram que o adoecimento dos professores da educação básica envolve processos e causas multifatoriais.

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Biografia do Autor

Saulo Daniel Mendes Cunha, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (2004) e mestrado em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (2014). Está cursando Doutorado no Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde/UNIMONTES. Atualmente é professor de ensino superior da Universidade Estadual de Montes Claros e das Faculdades Unidas do Norte de Minas.

José de Andrade Matos Sobrinho, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor designado no Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros.

Aparecida Rosângela Silveira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Especialista em Saúde Mental (1989) e Especialista em Saúde Pública (1986) pela Escola Nacional de Saúde Pública. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983). Professora da Universidade Estadual de Montes Claros.

Cristina Andrade Sampaio, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros, mestrado em Epidemiologia e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo. Professora no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros.

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Mendes Cunha, S. D., Matos Sobrinho, J. de A. ., Silveira, A. R. ., & Sampaio, C. A. . (2024). VIVÊNCIAS, CONDIÇÕES DE TRABALHO E PROCESSO SAÚDE-DOENÇA: RETRATOS DA REALIDADE DOCENTE. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36820

Edição

Seção

Artigos