A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL

2016 a 2021

Autores

  • Lucas Barbosa Pelissari Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Palavras-chave:

contrarreforma educacional, Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O objetivo do artigo é analisar os impactos, na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), do atual processo de contrarreformas vivenciado pela educação brasileira. Nesse contexto, parte-se da hipótese segundo a qual a contrarreforma do Ensino Médio tem produzido transformações em outros campos da política educacional, inclusive a EPT, não se restringindo ao currículo da formação geral. Assume-se, como pressuposto teórico, o conceito de contrarreforma definido a partir da teoria política poulantziana. Do ponto de vista metodológico, foi delimitado, de início, um conjunto de mecanismos jurídico-políticos relacionados, simultamente, ao Ensino Médio e à EPT. Em seguida, por meio da técnica da Análise de Conteúdo, foram investigados documentos oficiais que embasam tais mecanismos, destacando-se os princípios de natureza político-pedagógica e curricular. Os objetos da análise são: a) Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, expressa na Resolução CNE/CEB nº 17/2018; b) Programa Novos Caminhos, anunciado pelo governo federal em novembro de 2019; c) Diretrizes Curriculares Nacionais para a EPT (DCNEPT), aprovadas pela Resolução CNE/CP nº 01/2021. Como conclusão, defende-se a tese de que está em desenvolvimento, desde 2016, uma reforma da EPT brasileira. Essa reforma se construiu, até aqui, em três etapas, compreendidas cronologicamente entre os anos de 2016-2018, 2018-2021 e 2021 em diante. A ênfase dada à reforma da EPT tem o objetivo de caracterizá-la como um dos setores que compõem o quadro de contrarreformas neoliberais no Brasil atual, não estando, portanto, a educação profissional isenta de alterações mais profundas no conteúdo de suas políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Barbosa Pelissari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) do IFPR. Graduado em Licenciatura em Matemática (PUC-PR) e em Engenharia Civil (UFPR). Mestre em Educação (UFPR). Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ).

Atua pesquisando as relações entre trabalho e educação, especificamente as políticas públicas de educação profissional. Coordena o Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Educação Profissional (EPPEP) do PPGCTS/IFPR.

Publicado

2023-05-24

Como Citar

Barbosa Pelissari, L. (2023). A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: 2016 a 2021. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37056

Edição

Seção

Artigos