AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DE UM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Rosa Maria Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marivania Menegarde Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto
  • Solange de Fátima Reis Conterno Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Educação técnica em enfermagem, Educação profissionalizante, Avaliação do Ensino.

Resumo

Avaliar a formação dos trabalhadores Técnicos em Enfermagem é necessidade para entender como esta formação se relaciona com a atuação profissional. Objetivou-se traçar o perfil dos egressos de uma escola técnica; identificar como avaliam o processo ensino-aprendizagem vivenciado no curso; avaliar, na perspectiva dos egressos, a formação vivenciada em relação com sua atuação profissional. Estudo exploratório descritivo, com dados quantitativos distribuídos conforme frequência absoluta e relativa e qualitativos submetidos à análise de conteúdo. Participarem 128 egressos, 92,97% mulheres; 34,37 % casadas; 77,34% com menos de 40 anos; 64,07% conseguiram trabalho em até seis meses após o fim do curso; 40,63% estão empregados no serviço privado; a maioria das disciplinas foram consideradas suficientes para atuação profissional, com percentuais acima de 80%. Sistematizaram-se as temáticas a formação técnica é passaporte para a inserção no mundo do trabalho; da formação técnica à formação humana integral; do papel dos professores na formação e das coisas que poderiam ser diferentes no Curso Técnico em Enfermagem. A formação, na perspectiva dos egressos foi suficiente e determinante na vida dos egressos para inserção e permanência no trabalho mostrando a importância de espaços públicos de formação técnica em enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em educação. Professora Associada na graduação em enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Marivania Menegarde, Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto

Pedagoga. Enfermeira. Mestre em Biociências e Saúde. Professora no Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, Cascavel/PR e enfermeira assistencial na Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR.

Solange de Fátima Reis Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pedagoga. Doutora em Educação. Professora Adjunta no Curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Rodrigues, R. M., Menegarde, M., & Conterno, S. de F. R. (2024). AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DE UM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37629

Edição

Seção

Artigos