O CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS AUTORITÁRIOS NO ESPÍRITO SANTO (1937-1945 E 1964-1985)

Autores

  • MIRIÃ LÚCIA LUIZ Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES, Brasil.
  • PAULA FLORINDA DE FREITAS FARIA Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.

Palavras-chave:

Civismo, Ensino de História, Estado Novo, Ditadura Civil-militar

Resumo

Analisa contornos atribuídos ao civismo no ensino de História no Espírito Santo durante a
ditadura do Estado Novo (1937-1945) e o regime civil-militar (1964-1985). As fontes analisadas
compreendem o conjunto de documentos produzidos e/ou que circularam em escolas públicas
capixabas. Parte do pensamento de Bloch (2001) e Ginzburg (2002, 2007) para a interrogação das fontes.
Das expectativas oficializadas nas prescrições observa-se, por um lado, a intervenção do Estado no que
se refere ao ensino de História nas escolas e, por outro, a ênfase ao civismo e patriotismo materializados
nesses documentos. Porém, no caso específico das escolas capixabas, há indícios de práticas distintas do
prescrito para o Ensino de História, como as críticas dos professores às propostas curriculares, a defesa
por um ensino de História reflexivo e instigante, além dos concursos de bolo e aulas de corte e costura,
que revelam modos plurais de se pensar e ensinar História em tempos autoritários.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

LUIZ, M. L. ., & DE FREITAS FARIA, P. F. . (2020). O CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS AUTORITÁRIOS NO ESPÍRITO SANTO (1937-1945 E 1964-1985). Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38062

Edição

Seção

Artigos