O CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS AUTORITÁRIOS NO ESPÍRITO SANTO (1937-1945 E 1964-1985)
Palavras-chave:
Civismo, Ensino de História, Estado Novo, Ditadura Civil-militarResumo
Analisa contornos atribuídos ao civismo no ensino de História no Espírito Santo durante a
ditadura do Estado Novo (1937-1945) e o regime civil-militar (1964-1985). As fontes analisadas
compreendem o conjunto de documentos produzidos e/ou que circularam em escolas públicas
capixabas. Parte do pensamento de Bloch (2001) e Ginzburg (2002, 2007) para a interrogação das fontes.
Das expectativas oficializadas nas prescrições observa-se, por um lado, a intervenção do Estado no que
se refere ao ensino de História nas escolas e, por outro, a ênfase ao civismo e patriotismo materializados
nesses documentos. Porém, no caso específico das escolas capixabas, há indícios de práticas distintas do
prescrito para o Ensino de História, como as críticas dos professores às propostas curriculares, a defesa
por um ensino de História reflexivo e instigante, além dos concursos de bolo e aulas de corte e costura,
que revelam modos plurais de se pensar e ensinar História em tempos autoritários.
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