NÃO É NINGUÉM, É O PROFESSOR!

SOBRE A FIGURA DOCENTE E O SEU OFÍCIO

Autores

  • Caroline Fanizzi Universidade de São Paulo e Université Paris 8
  • José Sérgio Fonseca de Carvalho Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

ofício docente, tecnicização do ensino, Hannah Arendt, filosofia da educação, psicanálise na educação

Resumo

O presente artigo visa examinar de que modo os esforços empreendidos no sentido de se substituir a pessoalidade da ação docente pela tecnicidade impessoal de sua atividade afetam o professor e o ofício docente. O discurso de tecnicização do ensino, discurso estruturado em torno de uma pretendida completude, centralidade e autonomia da dimensão técnica e metodológica da educação, concebe a educação como uma atividade que prescinde da presença de um alguém, de um sujeito a quem se faz possível o usufruto de um lugar de ação e enunciação. O que resta ao ofício docente face aos esforços que visam reduzi-lo a uma atividade guiada pela lógica da produção fabril, marcada pela repetição automatizada de processos que independem da unicidade e pessoalidade daquele que a realiza? Estaria essa condição relacionada às queixas, adoecimentos, sentimentos de desvalorização e impotência frequentemente enunciados pelos professores? O exame desses questionamentos será feito à luz de uma fenomenologia das atividades humanas, tal como a concebe Hannah Arendt, e de escritos que buscam compreender a educação a partir dos aportes da psicanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Fanizzi, Universidade de São Paulo e Université Paris 8

Doutora em Sciences de l'Éducation pela Université Paris VIII e doutora em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e o Pensamento Contemporâneo da Faculdade de Educação da USP (GEEPC-USP).

José Sérgio Fonseca de Carvalho, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professor Titular de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Publicado

2024-02-16

Como Citar

Fanizzi, C., & Fonseca de Carvalho, J. S. (2024). NÃO É NINGUÉM, É O PROFESSOR! SOBRE A FIGURA DOCENTE E O SEU OFÍCIO. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38360

Edição

Seção

Artigos