EDUCAÇÃO FÍSICA, FEMINILIDADES E UNIFORMES.
O CASO DO DEPARTAMENTO DE CULTURA FÍSICA (1929-1946) DA UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA (ARGENTINA)
Palavras-chave:
Feminilidades, Educação Física, Uniformes, História, Universidad Nacional de La PlataResumo
Investigamos a construção das feminilidades a partir do uso de uniformes nas aulas de Educação Física. Para isso, nos baseamos no caso do Departamento de Cultura Física, instituição que existiu entre 1929 e 1946, da Universidade Nacional de La Plata (Buenos Aires, Argentina). Questionamos como e por que os uniformes de Educação Física contribuíram para generificar e sexualizar os corpos das alunas. Construímos três períodos a partir do estabelecimento obrigatório de uniformes femininos para as aulas de Ginástica: 1929-1934, 1935-1939 e 1940-1946. Esse uso deveu-se às decisões tomadas pelas autoridades do Colegio Secundario de Señoritas, que também implicavam diferentes formas de entender e ensinar o assunto. A partir de uma estratégia metodológica qualitativa, propomos a interpretação de um caso, abordando-o a partir das ferramentas advindas de uma perspectiva crítica de gênero e história visual. Utilizamos fontes escritas e visuais, além de entrevistas semiestruturadas com ex-alunos.
Consideramos que o que tem acontecido em termos de uso de uniformes, em relação à construção das feminilidades, envolve dimensões morais, estéticas, sexuais, materiais, eróticas e cinéticas. Concluímos que o que aconteceu com o ensino de Educação Física no Colégio Secundário de Señoritas, no que diz respeito à transmissão de feminilidades, e no que diz respeito ao uso de uniformes para as aulas, mostra uma tensão permanente na sociedade entre igualdade e desigualdade entre mulheres e homens , e não é de forma alguma um caminho linear que vai da desigualdade à igualdade ou menos desigualdade
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