FEMINISMO DE REDE

A MILITÂNCIA ON E OFF-LINE DE TRÊS JOVENS PROFESSORAS

Autores

  • Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) https://orcid.org/0000-0003-4236-2643
  • André Márcio Picanço Favacho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Militância, Docência, Ética e polítca, Netnografia, Feminismos

Resumo

O artigo perscruta práticas de militâncias de três jovens professoras, atuantes em múltiplas pautas e que fazem uso das redes sociais como lócus de resistência. Os dados foram obtidos em uma netnografia realizada na rede social Facebook dessas professoras, seguida por entrevista. Propusemos um estudo ético-político, fundamentado no conceito de ética em Michel Foucault. Consideramos que as professoras reconhecem a obrigação moral de lutar e defender, respondendo a um tipo específico de feminismo, um feminismo de rede, que se dá a partir das alianças com as demais lutas. As professoras parecem tensionar a escola e o currículo escolar com temas e pautas de luta e de militância, o que provoca debates. Além disso, identificamos uma experiência de militância constituída por práticas que apostam na potência transformadora dos pequenos constrangimentos e tensionamentos produzidos nas redes sociais e nos modos de vida, e que estão revelando tentativas de corroer verdades difíceis de serem desestabilizadas.

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Biografia do Autor

  • Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

  • André Márcio Picanço Favacho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade
    Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

15-02-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
FEMINISMO DE REDE: A MILITÂNCIA ON E OFF-LINE DE TRÊS JOVENS PROFESSORAS. edur [Internet]. 15º de fevereiro de 2024 [citado 12º de novembro de 2025];40(40). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38823

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