SELEÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES EM PETRÓPOLIS (RJ):

DISPUTAS NA CENA E NO TEXTO POLÍTICO

Autores

  • Felipe Araujo Universidade Estadual de Campinas
  • Daniela Patti do Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

gestão democrática, participação, seleção de diretores, plano municipal de Educação, Petrópolis

Resumo

O presente texto tem o objetivo de apresentar para o leitor os meandros da agenda política e da produção de texto que engendraram o Plano Municipal de Educação de Petrópolis (RJ), buscando identificar o lugar da gestão democrática da escola pública no município. Considerando o pressuposto de que a participação da comunidade é condição imprescindível para o estabelecimento da gestão democrática, apesar da existência de seleção de diretor escolar através da eleição no município, identificamos que a eleição tem caráter de consulta à comunidade, como também, nas escolas conveniadas o processo não é realizado. Assim, percebeu-se que, no campo educacional, os processos democráticos se encontram fragilizados e sob constante pressões por parte da Igreja Católica. Destaca-se o conflito normativo e a falta de clareza entre as diretrizes educacionais no município como entrave no estabelecimento de uma escola democrática, que tenha formação política para o exercício de uma cidadania participativa decisória.

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Biografia do Autor

Felipe Araujo, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE).

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela UFRJ (2008). Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ e do Programa de Pós graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da UFRJ.

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Araujo, F., & Patti do Amaral, D. (2024). SELEÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES EM PETRÓPOLIS (RJ):: DISPUTAS NA CENA E NO TEXTO POLÍTICO. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38828

Edição

Seção

Artigos