SELEÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES EM PETRÓPOLIS (RJ):
DISPUTAS NA CENA E NO TEXTO POLÍTICO
Palavras-chave:
gestão democrática, participação, seleção de diretores, plano municipal de Educação, PetrópolisResumo
O presente texto tem o objetivo de apresentar para o leitor os meandros da agenda política e da produção de texto que engendraram o Plano Municipal de Educação de Petrópolis (RJ), buscando identificar o lugar da gestão democrática da escola pública no município. Considerando o pressuposto de que a participação da comunidade é condição imprescindível para o estabelecimento da gestão democrática, apesar da existência de seleção de diretor escolar através da eleição no município, identificamos que a eleição tem caráter de consulta à comunidade, como também, nas escolas conveniadas o processo não é realizado. Assim, percebeu-se que, no campo educacional, os processos democráticos se encontram fragilizados e sob constante pressões por parte da Igreja Católica. Destaca-se o conflito normativo e a falta de clareza entre as diretrizes educacionais no município como entrave no estabelecimento de uma escola democrática, que tenha formação política para o exercício de uma cidadania participativa decisória.
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