PERMANÊNCIA DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO A PARTIR DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Autores

  • Felipe Sereno Soso Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-5065-3673
  • Adriana Justin Cerveira Kampff Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Karen Graziela Weber Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Permanência discente, Pedagogia, Educação a distância, Universidade Aberta do Brasil

Resumo

A Educação a Distância (EaD) cresce de forma acelerada no Brasil, ao passo que hoje compreende mais de um terço de todas as matrículas em cursos de graduação (BRASIL, 2022a). Porém, os altos índices de evasão pressionam as Instituições de Ensino Superior (IES) a definirem estratégias para promover a permanência de seus discentes até a diplomação. Neste sentido, a presente pesquisa foi estruturada a partir da necessidade de se olhar para a gestão das instituições e avaliar de que modo estão comprometidas com a permanência discente na modalidade. Com esta investigação, objetiva-se identificar e analisar de que forma as Instituições de Ensino Superior, vinculadas ao sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), promovem a permanência discente em cursos de Pedagogia a distância. Para isso, realizou-se oito entrevistas semiestruturadas com coordenadores de seis IES distintas, além da análise de documentos institucionais. A compreensão das falas dos gestores e a análise documental enfatizaram que as instituições possuem diferentes níveis de comprometimento com a institucionalização da modalidade a distância, o que reflete diretamente em sua atuação para mitigar a evasão dos estudantes. A partir da identificação de fragilidades nos cursos, bem como de boas práticas referidas na literatura, foram apresentadas diretrizes que almejam promover a permanência dos discentes nos contextos investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Sereno Soso, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui Mestrado em Educação pela PUCRS, Licenciatura em Física pela
UPF. Atualmente é graduando em Engenharia de Software (bacharelado) pela Ampli
Educacional. Tem experiência nas áreas de Ensino de Física, Educação e
Desenvolvimento de Software, atuando principalmente nos seguintes temas:
tecnologias educacionais digitais, permanência discente na educação a distância e
desenvolvimento de softwares educacionais.

Adriana Justin Cerveira Kampff, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Mestrado em Ciência da Computação também pela UFRGS (1999) e Graduação em Informática - Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). É Professora Adjunta da PUCRS, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Exerce atualmente o cargo de Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada. Atuou como Diretora de Graduação, de 2018 a 2020, e como Diretora de Relacionamento Comunitário, em 2017. Foi Professora Assistente II da Unisinos, colaborando no Mestrado Profissional em Gestão Educacional, de 2013 a 2017, além de Coordenadora Pedagógica do Núcleo de EAD, de 2015 a 2017. Foi Professora Adjunta da Universidade Luterana do Brasil, de 1996 a 2018, lecionando em cursos das áreas de Computação e Licenciaturas, bem como foi Coordenadora de equipes de professores e tutores em práticas de Educação a Distância, entre 2007 e 2010. Colaborou com outras Instituições de Ensino Superior, em cursos de especialização e formação docente. Trabalhou no Colégio Marista Rosário de 1997 a 2017, atuando na área de Tecnologias Educacionais e como Vice-Diretora Educacional. Tem experiência nas áreas de Educação e de Computação, com ênfases em Tecnologia Educacional e em Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais digitais, ensino a distância, formação de professores, gestão educacional, gestão da permanência e mineração de dados.

Karen Graziela Weber Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil/RS e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Pós-graduada - Especializada em: Pedagogias do Corpo e da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Informática Instrumental para Professores de Educação Básica (UFRGS), Mestra em Educação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Foi membra da Equipe Editorial do Boletim Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Tem experiência na área da Educação Física Escolar. Atualmente, é bolsista CAPES de Doutorado, avaliadora de estudos submetidos para o periódico Educação Por Escrito, membra do Grupo de Pesquisa ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Digital e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência estudantil (GeTIPE).

Publicado

2024-02-16

Como Citar

Soso, F. S., Justin Cerveira Kampff, A., & Weber Machado, K. G. (2024). PERMANÊNCIA DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO A PARTIR DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38961

Edição

Seção

Artigos