A COMPETÊNCIA ARTÍSTICA DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS
ESTUDO DE CASO EM PONTA GROSSA (PARANÁ)
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v40i40.39223Palavras-chave:
gosto, competência artística, formação de professores, socialização profissional, artes visuaisResumo
O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a competência artística e os procedimentos didático-metodológicos de professores de Artes Visuais do ensino fundamental II da cidade de Ponta Grossa-PR. Pretende-se refletir, sobretudo, como a apropriação artística dos professores configura a docência em arte no ensino fundamental anos finais. À maneira de Bourdieu, parte-se do pressuposto que a competência artística de professores resulta da combinação entre trajetória social, formação acadêmica e socialização profissional. O estudo de caso é exploratório, com abordagem qualitativa, e busca triangular fontes de ordem bibliográfica, documental e resultantes de aplicação de questionário, observações sistemáticas e entrevista semiestruturadas. O universo compõe-se de quatro escolas periféricas e centrais e os participantes são quatro professores licenciados em Artes Visuais lotados em turmas de 6º ao 9º ano. Constata-se que os esquemas de interpretação dos quais os professores dispõem (o que constitui sua cultura) advém de referências identitárias com a cultura de massa, mas a formação acadêmica é qualificada por uma cifra eurocêntrica que reforça uma concepção hierarquizada da arte (atribuída às tradições da grande/alta cultura). As conclusões apontam que, a despeito dos eixos norteadores para o ensino de arte no Brasil serem de base multicultural, são reservados aos procedimentos didático-metodológicos um modelo de reprodução cultural (dinâmica canônica com artistas e movimentos de expressão iconográfica tradicional europeia e norte americana) e práticas globalmente valorizadas pelo sistema de ensino (culto ao conteúdo, atividades apostiladas e avaliações com finalidade de aplicação direta a vestibulares), contrariando a própria essência artística.
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