A COMPETÊNCIA ARTÍSTICA DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS

ESTUDO DE CASO EM PONTA GROSSA (PARANÁ)

Autores

  • Camila Bourguignon de Lima UNICAMP
  • Adriane Knoblauch UFPR

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v40i40.39223

Palavras-chave:

gosto, competência artística, formação de professores, socialização profissional, artes visuais

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a competência artística e os procedimentos didático-metodológicos de professores de Artes Visuais do ensino fundamental II da cidade de Ponta Grossa-PR. Pretende-se refletir, sobretudo, como a apropriação artística dos professores configura a docência em arte no ensino fundamental anos finais. À maneira de Bourdieu, parte-se do pressuposto que a competência artística de professores resulta da combinação entre trajetória social, formação acadêmica e socialização profissional. O estudo de caso é exploratório, com abordagem qualitativa, e busca triangular fontes de ordem bibliográfica, documental e resultantes de aplicação de questionário, observações sistemáticas e entrevista semiestruturadas. O universo compõe-se de quatro escolas periféricas e centrais e os participantes são quatro professores licenciados em Artes Visuais lotados em turmas de 6º ao 9º ano. Constata-se que os esquemas de interpretação dos quais os professores dispõem (o que constitui sua cultura) advém de referências identitárias com a cultura de massa, mas a formação acadêmica é qualificada por uma cifra eurocêntrica que reforça uma concepção hierarquizada da arte (atribuída às tradições da grande/alta cultura). As conclusões apontam que, a despeito dos eixos norteadores para o ensino de arte no Brasil serem de base multicultural, são reservados aos procedimentos didático-metodológicos um modelo de reprodução cultural (dinâmica canônica com artistas e movimentos de expressão iconográfica tradicional europeia e norte americana) e práticas globalmente valorizadas pelo sistema de ensino (culto ao conteúdo, atividades apostiladas e avaliações com finalidade de aplicação direta a vestibulares), contrariando a própria essência artística.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Bourguignon de Lima, UNICAMP

    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com formação complementar (mobilidade acadêmica) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa-Portugal. Experiência profissional no ensino de Artes Visuais em turmas de 6º ao 9º ano. 

  • Adriane Knoblauch, UFPR

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutoramento em Educação pela USP. Professora associada do Departamento de Teoria e Prática de Ensino e no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. 

Publicado

02-09-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A COMPETÊNCIA ARTÍSTICA DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS: ESTUDO DE CASO EM PONTA GROSSA (PARANÁ). edur [Internet]. 2º de setembro de 2025 [citado 24º de dezembro de 2025];40(40). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39223