Infância e justiça espacial

Desigualdades inter e intrabairros na apropriação da cidade por crianças curitibanas

Autores

Palavras-chave:

criança, bairro, cidade, Elias, desigualdade social

Resumo

Analisa-se aqui se há desigualdade nas experiências espaciais de crianças a depender do local da cidade e do bairro em que moram. Trata-se de uma pesquisa quantitativa em que foram analisados 1060 questionários respondidos por famílias de crianças de 27 escolas municipais de Curitiba, distribuídas nas 9 regionais da cidade, à época. Os dados foram analisados a partir de autores da sociologia, da sociologia urbana, da infância e da geografia. Verificou-se que crianças moradoras da região norte-central da cidade e de regiões centrais dos bairros tiveram maior acesso a locais consolidados de lazer e cultura, pois moravam próximas desses locais ou tinham maior  facilidade de se locomover até eles (dentre outras questões relacionadas à classe, gênero, raça, tempo de moradia no bairro, origem geográfica das famílias), demonstrando tanto um “efeito residência” gerador de oportunidades quanto uma mobilidade espacial que, como capital, impulsionava experiências diversificadas na cidade. Já para as crianças que moravam na parte pobre e periférica do bairro e, ainda mais, se eram moradoras do sul e do extremo sul da cidade (quando se cruza dados interbairros com intrabairros), o bairro não se apresentou como um recurso, mas sim, como uma restrição e a mobilidade espacial pareceu ser um capital urbano escasso. A configuração foi a de uma não mistura social entre crianças moradoras de diferentes partes do bairro e da cidade. A cidade se mostrou injusta espacialmente e o bairro apresentou-se modelar, ensinando posições e status superior a algumas crianças e subalternidade e sedentarismo para outras.

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Biografia do Autor

Sonia Maria Fernandes, UFPR

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2010) e Mestra em Educação pela mesma universidade (2016). Docente na Rede Municipal de Curitiba (PR) e na Rede Municipal de São José dos Pinhais (PR).

Valeria Milena Rohrich Ferreira, UFPR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1992) e mestrado (2001) e Doutorado (2008) pelo Programa de Pós-graduação em Educação: História, Política e Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágio de Pós-doutorado na Université Lumière Lyon 2, França, no Centre Max Weber (équipe: Modes, Espaces et Processus de Socialisation). É professora da Universidade Federal do Paraná desde 2005. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais de Ensino Fundamental e na Organização do Trabalho Pedagógico, atuando principalmente a partir dos seguintes temas: tempos, espaços, currículo escolar, cultura escolar e estudos sobre escola, cidade e socialização.

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Fernandes, S. M., & Ferreira, V. M. R. (2023). Infância e justiça espacial: Desigualdades inter e intrabairros na apropriação da cidade por crianças curitibanas. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39285

Edição

Seção

Artigos