Sociologia chilena hoje: treinamento, formatura e prática profissional

Autores

Palavras-chave:

Chile, Sociologia, Ensino superior, Inserção no mercado de trabalho

Resumo

Este artigo analisa os efeitos da expansão das matrículas em cursos de sociologia no Chile nas últimas duas décadas. Argumenta que esta expansão está relacionada ao processo de expansão e massificação do campus que o sistema universitário como um todo vem experimentando desde os anos 90 até os anos mais recentes. Com base nos dados fornecidos pelo Ministério da Educação para o período 2009-2019, são analisados o problema da retenção e graduação dos estudantes de sociologia, as diferenças por tipo de campus e a questão da inserção no mercado de trabalho. Estas informações contrastam com a apresentação de informações históricas sobre o surgimento e institucionalização da sociologia no Chile, a partir do final dos anos 50, e suas etapas subsequentes de desenvolvimento profissional e científico. Desta forma, são dadas contas das condições atuais em que são realizados os processos de formação, graduação e emprego daqueles que optaram por cursos de sociologia nas diferentes universidades em que foram ensinados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Sandoval, Universidad Santo Tomás

Sociólogo, por la Universidad de Chile. Magister en Estadística Aplicada, por la Universidad Nacional de Córdoba (Argentina).

Experiencia en investigación y desarrollo en temas de progresión académica en instituciones de educación superior en Chile, tales como el Instituto Profesional G. Subercaseaux y Universidad Santo Tomás (actual).

Octavio Avendaño, Universidad do Chile

Doutor em Ciência Política, Sociólogo.

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Sandoval, P., & Avendaño, O. (2024). Sociologia chilena hoje: treinamento, formatura e prática profissional. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39693

Edição

Seção

Artigos