APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA CLASSIFICAÇÃO DE FUGA AO TEMA EM REDAÇÕES

Autores

Palavras-chave:

redações, avaliação automática de redações, fuga ao tema, inteligência artificial

Resumo

O processo de correção manual de redações acarreta algumas dificuldades, dentre as quais apontam-se o tempo dispendido para a correção e devolutiva de resposta ao aluno. Para instituições como escolas de ensino básico e fundamental, universidades e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tal atividade demanda tempo e custo para a avaliação dos textos produzidos. A fuga ao tema é um dos itens avaliados na redação do ENEM que pode anular a redação produzida pelo candidato. Neste contexto, a análise automática de redações com a aplicação de técnicas e métodos de Processamento de Linguagem Natural, Mineração de Textos e outras técnicas de Inteligência Artificial (IA) tem se revelado promissora no processo de avaliação automatizada da linguagem escrita. O objetivo desta pesquisa é comparar diferentes técnicas de IA para classificação de fuga ao tema em textos e identificar aquela com melhor resultado para viabilizar um sistema de correção inteligente de redações. Para tanto, foram executados experimentos computacionais visando a classificação desses textos para normalizar, identificar padrões e classificar as redações em 1.320 redações de língua portuguesa em 119 temas diferentes. Os resultados indicam que o classificador RNC (rede neural convolucional) obteve maior ganho em relação aos demais classificadores analisados, tanto em acurácia, quanto em relação aos resultados de falsos positivos, métricas de precisão, recall e F1-Score. Como conclusão, a solução validada nesta pesquisa contribui para impactar positivamente o trabalho de professores e instituições de ensino, por meio da redução de tempo e custos associados ao processo de avaliação de redações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Maria de Araújo Pinho, Universidade Nove de Julho

Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento na linha de pesquisa de Tecnologia da Informação e Conhecimento, sou Pós Graduada em Docência e Gestão na Educação a Distância, Graduada em Informática para Gestão de Negócios,  licenciatura em Matemática e Informática. Atuo como Desenvolvedora WEB e Inteligência Artificial na instiuição Tenologia Única, em meio período. Docente  na instituição ETEC Prof. Maria Cristina Medeiros na área de Gestão e Informática.

Marcos Antonio, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo; docente permanente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho; End.: Rua Vergueiro, 235/249 – São Paulo (SP) Brasil, CEP: 01504-001; Fone: (11) 2633-9000; Universidade Nove de Julho.

Renato José Sassi, Universidade Nove de Julho

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo; docente permanente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho; End.: Rua Vergueiro, 235/249 – São Paulo (SP) Brasil, CEP: 01504-001; Fone: (11) 2633-9000; Universidade Nove de Julho.

Publicado

2024-02-16

Como Citar

Pinho, C. M. de A., Gaspar, M. A., & Sassi, R. J. (2024). APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA CLASSIFICAÇÃO DE FUGA AO TEMA EM REDAÇÕES. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39773

Edição

Seção

Artigos