A PRIVATIZAÇÃO EXÓGENA E OS AVANÇOS DO CAPITALISMO ACADÊMICO NO BRASIL E NA ARGENTINA

Autores

Palavras-chave:

educação superior, política educacional, neoliberalismo, privatização exógena, capitalismo acadêmico

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender as principais tecnologias políticas de privatização exógena da educação superior, projetadas em articulação com as orientações dos organismos internacionais de financiamento, que têm contribuído à abertura e ascensão do regime capitalista acadêmico em países como o Brasil e a Argentina. A metodologia utilizada foi a histórico-crítica. A investigação foi qualitativa, bibliográfica e documental. Para tanto, o primeiro capítulo versa sobre as transformações estruturais do capitalismo que deram sustentação ao novo modelo de governança e, concomitantemente, ao processo de privatização exógena da educação superior em âmbito global. Posteriormente, apresenta-se uma análise das reformas da educação superior, materializadas no Brasil e na Argentina, sobretudo a partir da década de 1980, que impulsionaram a fusão entre o público e o privado em formas híbridas, a diferenciação institucional, a racionalização/otimização dos investimentos públicos e a captação de novas fontes de financiamento pelas universidades públicas. Por fim, busca-se compreender de que forma as políticas educacionais, implementadas no contexto das reformas neoliberais, têm contribuído à formação de um regime capitalista de conhecimento, pautado na produção de conhecimento matéria-prima, diretamente rentável e em simbiose com as necessidades do mercado empresarial. Os resultados apontaram que as tecnologias políticas de privatização exógena da educação superior têm estimulado a expansão do setor privado/mercantil e o redirecionamento dos investimentos públicos em prol de pesquisas aos interesses do setor industrial/empresarial, em detrimento da “ciência aberta” (não mercantil), favorecendo o avanço e a materialização do capitalismo acadêmico em países como o Brasil e a Argentina.

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Biografia do Autor

Diego Bechi, Universidade de Passo Fundo

Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de
Passo Fundo. Editor de seção na Revista Internacional de Educação Superior
(RIESup/Unicamp). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação
Superior (GEPES – UPF) e do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre
Educação Superior – REDE GIEPES. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em
Políticas de Educação Superior da Região Sul (GEPPES UNOESC/SUL). Coordenador
do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Tapejara/RS. Email:
bechi70866@gmail.com

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas(1983) Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral.(1987). Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós doutorado em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e desde 2015 está vice coordenação. Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC- SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora Colaboradora do Mestrado Profissional da UFSM desde 2015. É editora adjunta, e fundadora da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup da UNICAMP - RIESup- Qualis A3 em Educação. . Coordenadora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES sediada no PPGEd da UNOESC, em parceria com o GIEPES e RIESup da Unicamp. Coordenadora Adjunta do GIEPES - Unicamp. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da região Sul - GEPPES - Sul. vinculado ao GIEPES UNICAMP. É coordenadora da Coleção Educação da editora Mercado de Letras desde julho de 2008. Pesquisadora Produtividade do CNPq modalidade 2A. Possui vários livros publicados na modalidade integral e coletânea. Autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais . Membro de vários conselhos editoriais. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de educação superior. Políticas educacionais; Políticas de Formação de Professores.

Publicado

2024-07-12

Como Citar

Bechi, D., & Pinto de Almeida, M. de L. (2024). A PRIVATIZAÇÃO EXÓGENA E OS AVANÇOS DO CAPITALISMO ACADÊMICO NO BRASIL E NA ARGENTINA. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40036

Edição

Seção

Artigos