EDUCAÇÃO REMOTA NO CONTEXTO DA COVID 19 EM MOÇAMBIQUE

UM OLHAR SOBRE AS CONDIÇÕES DE ACESSO

Autores

  • Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás
  • ANTÓNIO CIPRIANO P. GONÇALVES Faculdade de Educação/Universidade Eduardo Mondlane
  • ADÉRITO NANDJA JORGE Faculdade de Educação/Universidade Eduardo Mondlane

Palavras-chave:

Moçambique, COVID-19, educação básica, educação remota, condições de acesso

Resumo

O presente artigo aborda o contexto da educação básica de Moçambique e elege como objetivo compreender, a partir das medidas de mitigação da COVID 19 adotadas pelo setor de educação, as diferentes realidades decorrentes para analisar a viabilidade de atividades de ensino, por meio de aulas remotas em Moçambique. Para tanto, valeu-se dos dados do Recenseamento Geral da População e Habitação de Moçambique, a partir dos censos de 2007 e 2017, bem como do estudo realizado pela Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, junto com o Movimento Educação para Todos (MEPT). Como resultado, dentre outros, a pesquisa expõe a falta de escolarização de grande parte da população moçambicana em idade escolar, cuja realidade se assevera em adultos com idade igual ou superior a 20 anos e, em especial, às mulheres; associa a não escolarização e o abando escolar ao casamento e maternidade prematura; e, indica, nas mulheres que se mantém no processo de escolarização, redução importante do percentual de elevação dos níveis acadêmicos. Quanto ao atendimento às medidas de mitigação da COVID 19, a partir de estratégias didático pedagógicas, no contexto da educação remota emergencial, o estudo revela que as precárias condições de ordem estruturais e infraestruturais disponíveis, seja por parte das escolas, dos professores e das famílias, impactam no acesso e qualidade da aprendizagem dos educandos.

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Biografia do Autor

Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Licenciatura em matemática e pedagogia e bacharel em administração. Mestrado e doutorado na área de educação. Pós- doutorado em tecnologias de investigação pelo departamento de educação e psicologia da Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal. Pós-doutorado em tecnologias assistivas pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade de Uberlândia - UFU, Uberlândia, MG. Pós-doutorado em mídias interativas pelo Programa Avançado de Culturas Contemporâneas da Universidade do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ. Pós-doutorado em educação, inclusão e saúde, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas – Unicamp, Campinas, SP. Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, Goiás, onde atua como docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e da área de Fundamentos e Metodologia de Matemática da Faculdade de Educação da UFG.

 

Lattes:

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0272312162765846

ID Lattes: 0272312162765846

Última atualização do currículo em 09/07/2022

 

ANTÓNIO CIPRIANO P. GONÇALVES , Faculdade de Educação/Universidade Eduardo Mondlane

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

ADÉRITO NANDJA JORGE, Faculdade de Educação/Universidade Eduardo Mondlane

Professor da área da área de inclusão escolar na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

Publicado

2024-07-12

Como Citar

Antonio Gonçalves Teixeira, R., CIPRIANO P. GONÇALVES , A., & NANDJA JORGE, A. (2024). EDUCAÇÃO REMOTA NO CONTEXTO DA COVID 19 EM MOÇAMBIQUE: UM OLHAR SOBRE AS CONDIÇÕES DE ACESSO. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40424

Edição

Seção

Artigos