INTEGRAÇÃO ENTRE O PRESENCIAL E O VIRTUAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: LIMITES, DESAFIOS E POTENCIALIDADES

INTEGRATION BETWEEN PRESENTIAL AND VIRTUAL TRAINING IN THE CONTINUING EDUCATION OF EDUCATORS: LIMITS, CHALLENGES AND POTENTIALS

Autores

  • Caroline Côrtes Lacerda Universidade Federal de Santa Maria
  • LENIRA MARIA NUNES SEPEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Palavras-chave:

formação continuada de educadores, curso semipresencial, Ciência Tecnologia Sociedade, Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção de educadores da Educação Básica sobre a realização de curso semipresencial denominado “Formação Continuada de educadores em serviço: a abordagem CTS como articuladora do currículo integrado” na área de Ciência Tecnologia Sociedade (CTS), assim como os limites e potencialidades da formação continuada. O curso de modalidade extensão da Universidade Federal de Santa Maria contou com a duração de 80 h e foi realizado durante o ano letivo de 2016, com encontros presenciais na escola participante e atividades no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA). Buscamos aplicar e discutir as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a formação continuada, o currículo e avaliar o processo. Identificou-se uma baixa aderência dos educadores à etapa à distância do curso, em comparação com a etapa presencial, gerando questionamentos sobre a necessidade de processos formativos com foco nas tecnologias e dentro da carga horária de trabalho dos docentes. Os dados foram coletados com base na observação, participação e realização das atividades e por meio de um questionário no qual os educadores avaliaram o curso. A análise dos dados se deu a partir da tabulação em planilhas do Excel, anotações, falas e envolvimento dos participantes. As perguntas fechadas, foram analisadas por meio de gráficos e as abertas por meio da análise do discurso do sujeito coletivo (DSC), técnica, empregada por Lefevre e Lefevre (2003).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Côrtes Lacerda, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga, mestre em educação e doutora em Educação em Ciências.

LENIRA MARIA NUNES SEPEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Doutora em Educação e Ciências: Química da vida e saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria

Publicado

2024-07-29

Como Citar

Côrtes Lacerda, C., & NUNES SEPEL, L. M. (2024). INTEGRAÇÃO ENTRE O PRESENCIAL E O VIRTUAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: LIMITES, DESAFIOS E POTENCIALIDADES: INTEGRATION BETWEEN PRESENTIAL AND VIRTUAL TRAINING IN THE CONTINUING EDUCATION OF EDUCATORS: LIMITS, CHALLENGES AND POTENTIALS. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40883

Edição

Seção

Artigos