TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E APRENDIZAGEM

CRENÇAS E SABERES DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

  • Isabela Barreiros Pinheiro Lima Universidade de Pernambuco
  • Rita di Cássia de Oliveira Angelo Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

transtorno de espectro autista, Inclusão Escolar, educação especial, aprendizagem

Resumo

O presente estudo objetiva analisar a percepção dos professores do Atendimento Educacional Especializado sobre as características clínicas do Transtorno do Espectro Autista e sua influência na aprendizagem. O estudo de corte transversal foi realizado em duas etapas, sendo a primeira descritiva, com análise exploratória de dados, e a segunda, com delineamento quase experimental do tipo pré e pós-teste. Participaram 65 professores do Atendimento Educacional Especializado, ambos os sexos, em efetivo exercício nas escolas da rede estadual de Pernambuco da região do Sertão do Médio São Francisco. O instrumento aplicado na coleta de dados foi elaborado no formato de questionário estruturado, com base nos critérios do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª edição e segundo as Diretrizes da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na educação básica, regulamentadas pelo Decreto nº 6.571/2008. Os resultados mostram que os docentes apresentam lacunas de conhecimento sobre as manifestações clínicas desse transtorno, além de dificuldades tais como avaliação individualizada, elaboração do plano de desenvolvimento individual e desenvolvimento de estratégias e intervenções pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Barreiros Pinheiro Lima, Universidade de Pernambuco

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina (2022); graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Estado da Bahia e pós graduada em Desenvolvimento Infantil pela UNIVASF; especialista em Motricidade Oral com ênfase em Fonoaudiologia Hospitalar e Disfagia; especialista em Linguagem; aprimoramento em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) em Transtorno do Espectro Autista.

Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Neurociências – GEPIN na linha de pesquisa neuroeducação e aprendizagem. Atualmente trabalha na área clínica e  na área de inclusão escolar.

Rita di Cássia de Oliveira Angelo, Universidade de Pernambuco

Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2014); Mestre em Anatomia Patológica pela UFPE (2004); Especialista em Morfologia Humana pela UFPE (1999) e Graduada em Fisioterapia pela UFPE (1997). Atualmente é Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina, atuando na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Formação Professor e Práxis Pedagógica. Atua nas áreas Anatomia Humana e Cinesiologia; Métodos e Técnicas de Avaliação; Formação de Professores e Práxis Pedagógicas.

Desenvolve pesquisas nos temas: postura, dor, saúde mental, exercícios terapêuticos, neuroeducação e formação de professores.

Publicado

2024-10-11

Como Citar

Lima, I. B. P., & Angelo, R. di C. de O. (2024). TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E APRENDIZAGEM: CRENÇAS E SABERES DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40947

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.