CÓDIGO DE ÉTICA PARA A PROFISSÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES E OPINIÕES DE EDUCADORES

Autores

  • Paulo Fraga da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ione Ishii Secretaria de Educação do Estado de S.Paulo. São Paulo, SP, Brasil
  • Myriam Krasilchik Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Ética, Formação Docente, Códigos de Ética, Valores

Resumo

A preparação para o enfrentamento de situações dilemáticas no relacionamento com alunos, colegas e instituições é fundamental para o pleno exercício da atividade docente. A presente pesquisa teve como objetivo analisar percepções e opiniões sobre a existência de um código de ética para a profissão docente entre formadores de professores, professores da educação básica e licenciandos. Os dados foram obtidos a partir de formulário digital, divulgado entre os grupos mencionados. A análise indicou a necessidade da existência de um instrumento que oriente as ações de professores frente a situações espinhosas, não discutidas nos cursos de formação e que fazem parte do cotidiano escolar. Por outro lado, há preocupação sobre quem elaboraria esse instrumento e como seria utilizado pelas instituições. Os resultados também apontam para a demanda de licenciandos, professores e formadores de professores por processos formativos que privilegiem aspectos da orientação, reflexão e tomada de decisões em situações do cotidiano escolar. A inclusão desses temas nos cursos de formação de professores faz-se essencial para que possam participar ativamente da contínua construção de um possível código de ética, ou de práticas de reflexão sobre os princípios e valores que norteiam sua profissão. Defendemos que é fundamental a presença do tema “código de ética” nos currículos de formação de professores, pois os formandos deveriam ser prevenidos de que as suas futuras atribuições no cotidiano laboral não se limitam ao ensino, mas envolvem também, responsabilidades decorrentes das questões que surgem nesse contexto e do impacto de suas decisões sobre estudantes, docentes e instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Fraga da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Educação (ensino de ciências) pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Especialista em Bioética pela Universidade de São Paulo. Curso de Aperfeiçoamento (intensivo de Bioética) no Kennedy Institute of Ethics, Georgetown University, Washington, DC. Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo. É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas. Atualmente é Professor Adjunto no Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie atuando no Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação, Arte e Histórica da Cultura da UPM, como também como Coordenador do Curso de Pedagogia. Ministra aulas na área de Metodologia do Ensino de Ciências Naturais, Educação para sustentabilidade, formação de professores nos Cursos de Licenciaturas e Bioética. Parecerista de Periódicos relacionados à Bioética, ao Ensino de Ciências e à Formação de Professores. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP). Líder do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética da UPM (CNPq). Vice-presidente da Sociedade Bioética de São Paulo (Regional da Sociedade Brasileira de Bioética). Tem experiência na área de Educação e Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Bioética, Bioética e Educação, Educação em Valores e Ciência/Tecnologia/ Sociedade/Ambiente e Formação de Professores.

Ione Ishii, Secretaria de Educação do Estado de S.Paulo. São Paulo, SP, Brasil

Possui graduação em bacharelado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências - USP (1994) e graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação - USP (1994). Em 2015, concluiu Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação - USP . Atualmente é PEB II (Biologia) da Escola Estadual Fernão Dias Paes e desenvolve pesquisa sobre ensino e formação docente Em 2017 e 2018 atuou como professora contratada da Faculdade de Educação - USP, na disciplina de Didática. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudantes profundos e superficiais, concepções de aprendizagem, concepções de ensino, características do bom professor, orientação à pesquisa, estudantes universitários, ensino superior, metacognição.

Myriam Krasilchik, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Possui graduação em História Natural pela Universidade de São Paulo(1953) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP(1973). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação.

Publicado

2023-07-13

Como Citar

Silva, P. F. da ., Ishii, I., & Krasilchik, M. (2023). CÓDIGO DE ÉTICA PARA A PROFISSÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES E OPINIÕES DE EDUCADORES. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41031

Edição

Seção

Artigos