EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE DOCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL:

TENSIONANDO A ACESSIBILIDADE

Autores

  • Milene da Silva Oliveira Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Tania Mara Zancanaro Pieczkowski Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ http://orcid.org/0000-0002-5257-7747

Palavras-chave:

Docentes com deficiência visual, Acessibilidade, Normalização, Educação especial

Resumo

Em uma sociedade que se constitui por olhares padronizados e pela lógica da normalidade, os docentes com deficiência visual se distanciam dos padrões de corpo, comportamento, jeitos de ser e fazer a docência, o que causa estranhamentos. Este artigo resulta de uma pesquisa que objetivou compreender como docentes com deficiência visual (cegos/as ou com baixa visão) enfrentam os desafios de exercer a profissão, respondendo ao seguinte problema de pesquisa: de que forma professores/as com deficiência visual narram a acessibilidade para o exercício da profissão? Para isso, realizaram-se entrevistas narrativas com sete docentes com deficiência visual, atuantes na Educação Básica nos três estados da Região Sul do Brasil. As narrativas foram organizadas em agrupamentos temáticos e examinadas a partir da perspectiva da análise do discurso, amparada pelos referenciais foucaultianos. O estudo aponta que, quanto maiores forem as barreiras sociais impostas, menores serão as possibilidades de inclusão de docentes com deficiência visual no exercício profissional. Revela também, que a inclusão e acessibilidade tem sido pensadas mais para os estudantes com deficiência e menos para os professores, cuja inserção profissional é recente e ainda causa estranhamento nos espaços escolares.

Biografia do Autor

  • Milene da Silva Oliveira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

    Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ (2021); Especialista em Altas Habilidades/Superdotação (CENSUPEG/2016); Licenciada em Educação Física (UNOCHAPECÓ/2013). Professora de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Chapecó/SC. Atleta de Goalball. Experiência na área de Educação Especial (Deficiência Visual); Experiência profissional em todas as etapas da Educação Básica com ênfase em Educação Infantil. Atuou como voluntária em paraolimpíada universitária de 2019. Participou da paraolimpíada escolar como técnica em 2015.

  • Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduada em pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016.  Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó). Líder do grupo de pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (Unochapecó); integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores (Unochapecó); e Práticas Educativas e GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes.

Publicado

17-07-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE DOCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: : TENSIONANDO A ACESSIBILIDADE. edur [Internet]. 17º de julho de 2024 [citado 18º de maio de 2025];40(40). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41046

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