RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Iraneide Nascimento Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-8449-7840
  • Maria de Lourdes da Silva Neta Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Carolina da Franca Bandeira Ferreira Santos Universidade de Pernambuco (UPE)

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Racismo, Relações etnico-raciais, Revisão

Resumo

 

Este estudo tem como objetivo analisar as evidências científicas sobre educação das relações étnico-raciais no âmbito da educação profissional e tecnológica. Trata-se de pesquisa exploratória e qualitativa, cuja técnica de revisão integrativa da literatura permitiu a seleção sistemática dos relatos em seis etapas. Inicialmente, a busca dos artigos através do SciELO, Periódico CAPES e Google acadêmico a partir dos termos raça, etnia, relações étnico-raciais e educação profissional, juntamente com operadores booleanos, resultou em 11.336 títulos, e após a triagem, 11 artigos foram incluídos. Para discussão, foram utilizadas as categorias: institucionalização da Lei nº 10.639/2003 e currículo; racismo estrutural; lei das cotas; núcleo de estudos, pesquisas e extensão afro-brasileiros e indígenas; experiências pedagógicas acerca da diversidade étnico-raciais; percepções dos alunos e professores acerca da diversidade étnico-racial no currículo; e a atuação dos professores para educação profissionalizante de mulheres negras. Constatou-se que há um longo percurso a se percorrer para institucionalização das Leis 10.639/03 e 11.645/08 nos currículos e nas práticas de ensino-aprendizagem da formação profissionalizante, reforçado pelas percepções negativas dos alunos e professores sobre diversidade étnico-racial nos currículos das instituições educação profissional e tecnológica, principalmente quando se trata dos cursos integrados. No entanto, as leis de cotas, a implantação do NEABI e as diversas experiências de ensino destacaram-se como ações afirmativas promotoras da igualdade racial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iraneide Nascimento Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Doutoranda em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco. Mestre em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Enfermeira do Trabalho e epidemiologista. Docente dos cursos superiores e técnicos (integrado e subsequente) do Instituto Federal de Pernambuco, campus Ipojuca

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Graduação em Pedagogia e Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Administração Escolar e Gestão de Recursos Humanos e Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância (UFF). Mestre em Educação (PPGE - UECE). Doutora em Educação (PPGE - UECE). Docente do Instituto Federal do Ceará (IFCE). 

Carolina da Franca Bandeira Ferreira Santos, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutorado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade de Pernambuco (2010). Mestrado em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco (2006) e graduação em Odontologia pela Universidade de Pernambuco (2004). Atua no Programa de Pós Graduação em Hebiatria como coordenadora (2020/atual) e, na graduação na área de Odontopediatria e Clínica Infantil I e II. 

Publicado

2024-02-16

Como Citar

Santos, I. N., Neta, M. de L. da S., & Santos, C. da F. B. F. (2024). RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41083

Edição

Seção

Artigos