RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Iraneide Nascimento Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-8449-7840
  • Maria de Lourdes da Silva Neta Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Carolina da Franca Bandeira Ferreira Santos Universidade de Pernambuco (UPE)

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Racismo, Relações etnico-raciais, Revisão

Resumo

 

Este estudo tem como objetivo analisar as evidências científicas sobre educação das relações étnico-raciais no âmbito da educação profissional e tecnológica. Trata-se de pesquisa exploratória e qualitativa, cuja técnica de revisão integrativa da literatura permitiu a seleção sistemática dos relatos em seis etapas. Inicialmente, a busca dos artigos através do SciELO, Periódico CAPES e Google acadêmico a partir dos termos raça, etnia, relações étnico-raciais e educação profissional, juntamente com operadores booleanos, resultou em 11.336 títulos, e após a triagem, 11 artigos foram incluídos. Para discussão, foram utilizadas as categorias: institucionalização da Lei nº 10.639/2003 e currículo; racismo estrutural; lei das cotas; núcleo de estudos, pesquisas e extensão afro-brasileiros e indígenas; experiências pedagógicas acerca da diversidade étnico-raciais; percepções dos alunos e professores acerca da diversidade étnico-racial no currículo; e a atuação dos professores para educação profissionalizante de mulheres negras. Constatou-se que há um longo percurso a se percorrer para institucionalização das Leis 10.639/03 e 11.645/08 nos currículos e nas práticas de ensino-aprendizagem da formação profissionalizante, reforçado pelas percepções negativas dos alunos e professores sobre diversidade étnico-racial nos currículos das instituições educação profissional e tecnológica, principalmente quando se trata dos cursos integrados. No entanto, as leis de cotas, a implantação do NEABI e as diversas experiências de ensino destacaram-se como ações afirmativas promotoras da igualdade racial.

Biografia do Autor

  • Iraneide Nascimento Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco

    Doutoranda em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco. Mestre em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Enfermeira do Trabalho e epidemiologista. Docente dos cursos superiores e técnicos (integrado e subsequente) do Instituto Federal de Pernambuco, campus Ipojuca

  • Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

    Graduação em Pedagogia e Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Administração Escolar e Gestão de Recursos Humanos e Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância (UFF). Mestre em Educação (PPGE - UECE). Doutora em Educação (PPGE - UECE). Docente do Instituto Federal do Ceará (IFCE). 

  • Carolina da Franca Bandeira Ferreira Santos, Universidade de Pernambuco (UPE)

    Doutorado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade de Pernambuco (2010). Mestrado em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco (2006) e graduação em Odontologia pela Universidade de Pernambuco (2004). Atua no Programa de Pós Graduação em Hebiatria como coordenadora (2020/atual) e, na graduação na área de Odontopediatria e Clínica Infantil I e II. 

Publicado

16-02-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. edur [Internet]. 16º de fevereiro de 2024 [citado 17º de maio de 2025];40(40). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41083

Artigos Semelhantes

1-10 de 315

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.