ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE TILS QUANTO À ATUAÇÃO NO ENSINO REMOTO

Autores

Palavras-chave:

Ensino remoto, Covid-19, tradutor e intérprete de Libras, educação de surdos

Resumo

Este artigo objetiva analisar as percepções de tradutores e intérpretes de Libras/Língua Portuguesa (TILS) quanto à atuação e aos processos tradutórios frente ao período pandêmico no Brasil. O estudo trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, no qual foi confeccionado um questionário no Google Forms dirigido aos TILS atuantes no ensino remoto no Brasil. O questionário foi divulgado online nas redes sociais de contato dos centros de capacitação de profissionais da educação e de atendimento às pessoas com surdez (CAS), federações de TILS e associações de surdos a fim de conseguirmos o maior alcance possível aos participantes alvo deste estudo. Para tanto, responderam 58 participantes ao pedido de participação no estudo. A partir dos dados analisados, verificou-se que houve transformações drásticas que refletem na atuação desses profissionais que incidem em três aspectos principais: (1) o (re)conhecimento da profissão e a formação dos TILS; (2) as transformações das atividades desempenhadas pelos TILS durante a pandemia; e (3) o lócus de trabalho no ensino remoto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Welbert Vinícius de Souza Sansão, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Doutorando em Estudos da Criança pelo CIEC-Instituto de Educação da Universidade do Minho

    Professor assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

  • Anabela Cruz-Santos, Universidade do Minho

    Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho

    Professora Auxiliar do CIEC-Instituto de Educação da Universidade do Minho

Publicado

11-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE TILS QUANTO À ATUAÇÃO NO ENSINO REMOTO. edur [Internet]. 11º de outubro de 2024 [citado 24º de dezembro de 2025];40(40). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41654