CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

ESTUDO FENOMENOGRÁFICO COM DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Rubens Amaro Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-4183-3562
  • Luciana Schunk Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Márcia Juliana D'Angelo Fucape Business School

Palavras-chave:

gestão escolar democrática, escola pública, diretores de escola, participação, fenomenografia

Resumo

Diante da escassez de estudos empíricos sobre gestão escolar democrática no país, o objetivo dessa pesquisa é analisar, à luz da fenomenografia, as diferentes concepções de gestão escolar democrática e suas implicações nas práticas de gestão dos diretores de escolas públicas. A produção de dados se deu por meio de entrevistas individuais em profundidade com 19 diretores de escolas municipais de ensino fundamental. Os dados foram analisados a partir de protocolo fenomenográfico consagrado na literatura. Foram identificadas três diferentes concepções de gestão escolar democrática: (1) como cumprimento de papéis; (2) como insumo para a tomada de decisão; (3) como atendimento das necessidades da comunidade. A principal contribuição desta pesquisa é mostrar como essas concepções induzem os diretores escolares a diferentes práticas de gestão democrática. Outra contribuição é oferecer uma interpretação alternativa à atuação dos burocratas de nível de rua e outros atores que modificam uma política pública ao implementá-la. Os achados também mostram que a promoção da participação, por meio do diálogo, fomenta a autoria organizacional. Finalmente, apresenta-se a fenomenografia como método de investigação promissor para o campo da gestão escolar.

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Biografia do Autor

Rubens Amaro, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFES nas áreas de Aprendizagem e Competências e Teorias Organizacionais. Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Revisor de Periódicos nacionais. Membro do CEAGE – Centro de Estudos de Aprimoramento da Gestão Escolar, vinculado à Linha de Pesquisa Gestão, Formação e Práticas Educacionais, ambos registrados no CNPq.

Luciana Schunk, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo e graduada em Administração pela Faculdade Batista de Vitória. Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Márcia Juliana D'Angelo, Fucape Business School

Professora Associada na Fucape Business School nas áreas de Estratégia e Organização. Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também tem o título de Master in Business Administration (MBA) pela Warwick Business School, Inglaterra. Revisora de periódicos nacionais e internacionais. Pesquisadora nas temáticas de estratégia e ESG e estudos organizacionais em sustentabilidade. Bolsista Pesquisador Capixaba pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Coordenadora do CEAGE – Centro de Estudos de Aprimoramento da Gestão Escolar, vinculado à Linha de Pesquisa Gestão, Formação e Práticas Educacionais, ambos registrados no CNPq.

Publicado

2024-10-11

Como Citar

Amaro, R., Schunk, L., & Juliana D’Angelo, M. (2024). CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: ESTUDO FENOMENOGRÁFICO COM DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41837

Edição

Seção

Artigos