CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

ESTUDO FENOMENOGRÁFICO COM DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Rubens Amaro Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-4183-3562
  • Luciana Schunk Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Márcia Juliana D'Angelo Fucape Business School

Palavras-chave:

gestão escolar democrática, escola pública, diretores de escola, participação, fenomenografia

Resumo

Diante da escassez de estudos empíricos sobre gestão escolar democrática no país, o objetivo dessa pesquisa é analisar, à luz da fenomenografia, as diferentes concepções de gestão escolar democrática e suas implicações nas práticas de gestão dos diretores de escolas públicas. A produção de dados se deu por meio de entrevistas individuais em profundidade com 19 diretores de escolas municipais de ensino fundamental. Os dados foram analisados a partir de protocolo fenomenográfico consagrado na literatura. Foram identificadas três diferentes concepções de gestão escolar democrática: (1) como cumprimento de papéis; (2) como insumo para a tomada de decisão; (3) como atendimento das necessidades da comunidade. A principal contribuição desta pesquisa é mostrar como essas concepções induzem os diretores escolares a diferentes práticas de gestão democrática. Outra contribuição é oferecer uma interpretação alternativa à atuação dos burocratas de nível de rua e outros atores que modificam uma política pública ao implementá-la. Os achados também mostram que a promoção da participação, por meio do diálogo, fomenta a autoria organizacional. Finalmente, apresenta-se a fenomenografia como método de investigação promissor para o campo da gestão escolar.

Biografia do Autor

  • Rubens Amaro, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFES nas áreas de Aprendizagem e Competências e Teorias Organizacionais. Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Revisor de Periódicos nacionais. Membro do CEAGE – Centro de Estudos de Aprimoramento da Gestão Escolar, vinculado à Linha de Pesquisa Gestão, Formação e Práticas Educacionais, ambos registrados no CNPq.

  • Luciana Schunk, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo e graduada em Administração pela Faculdade Batista de Vitória. Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

  • Márcia Juliana D'Angelo, Fucape Business School

    Professora Associada na Fucape Business School nas áreas de Estratégia e Organização. Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também tem o título de Master in Business Administration (MBA) pela Warwick Business School, Inglaterra. Revisora de periódicos nacionais e internacionais. Pesquisadora nas temáticas de estratégia e ESG e estudos organizacionais em sustentabilidade. Bolsista Pesquisador Capixaba pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Coordenadora do CEAGE – Centro de Estudos de Aprimoramento da Gestão Escolar, vinculado à Linha de Pesquisa Gestão, Formação e Práticas Educacionais, ambos registrados no CNPq.

Publicado

2024-10-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: ESTUDO FENOMENOGRÁFICO COM DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS. (2024). Educação Em Revista , 40(40). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41837

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