LIMITES E ALCANCES (IM)POSSÍVEIS ENTRE PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO

DO TEMPO DE FREUD À ATUALIDADE

Autores

  • Silvano Messias dos Santos UFOB/Técnico em Assuntos Educacionais; UNB/doutorando em Educação pelo PPGE
  • Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida Universidade de Brasília - UnB/professora doutora

Palavras-chave:

psicanálise e educação, pesquisa em psicanálise, percurso histórico

Resumo

O objetivo que sustenta o presente artigo é discutir a interface Psicanálise e Educação. Para tanto, faz-se um percurso histórico pelas tentativas de aproximação entre os campos: parte da primeira década do século XX, quando os diálogos em torno da relação Psicanálise e Educação têm início com Sándor Ferenczi e Oskar Pfister, dentre outros autores contemporâneos de Freud, para em seguida transitar pelos estudos psicanalíticos no campo da Educação desenvolvidos no Brasil ao longo dos últimos 100 anos. Conclui-se que, transcorridos mais de um século da invenção de Sigmund Freud, os limites e alcances das interlocuções Psicanálise e Educação não cessam de (não) se inscrever, sobretudo a partir da década de 1990, mediante a realização de eventos científicos e publicações cada vez mais crescentes de livros, artigos, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas no âmbito de uma pluralidade de linhas de pesquisas, em universidades brasileiras e internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvano Messias dos Santos, UFOB/Técnico em Assuntos Educacionais; UNB/doutorando em Educação pelo PPGE

Pedagogo e especialista em Gestão e Políticas Públicas para a Educação Básica pela UNEB, mestre em Ciências Ambientais pelo PPGCA/UFOB e doutorando em Educação pelo PPGE/UnB. Atualmente atua como Técnico em Assuntos Educacionais na UFOB. 

Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida, Universidade de Brasília - UnB/professora doutora

Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (IP/UnB). Professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB), Brasília, Brasil.

Publicado

2024-10-11

Como Citar

Messias dos Santos, S., & Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida, I. (2024). LIMITES E ALCANCES (IM)POSSÍVEIS ENTRE PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: DO TEMPO DE FREUD À ATUALIDADE . Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42462

Edição

Seção

Artigos