Organização do processo de trabalho docente: uma análise crítica
Palavras-chave:
Teoria Econômica, Educação e Trabalho, Organização do Trabalho DocenteResumo
Neste estudo, pretende-se abordar a questão da organização do processo de trabalho docente de forma concreta, isto, no interior do modo de produção capitalista. Assim, a escola será vista como uma das instituições encarregadas da produção de trabalhadores que devem apresentar um determinado tipo de produção e treinamento. Para tanto, a escola terá de se organizar de uma certa forma, e esse tipo de organização determina o uso da força de trabalho do docente. Pretende-se, ainda, ver a organização do processo de trabalho, os diferentes procedimentos didáticos, em suma, a tecnologia em sentido lato, como materialização de relações sociais. A partir daí, procura-se levantar algumas conseqüências práticas e teóricas desse tipo de abordagem. Pretendemos abordar, neste estudo, a questão da organização do processo de trabalho docente no seu devido lugar social e histórico, isto é, na forma determinada pelo modo de produção capitalista. Ou seja, não trataremos de uma forma de organização em si ou em sentido abstrato, mas de uma forma concreta, tendo em vista que: ...para modificar a natureza humana geral de tal modo que ela alcance habilidade e destreza em determinado ramo de trabalho, tornando-se força de trabalho desenvolvida e específica, é preciso determinada formação ou educação, que por sua vez, custa uma soma maior ou menor de equivalentes mercantis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.