RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E O DRAMA DA PSIQUIATRIZAÇÃO DOCENTE

UM ESTUDO A PARTIR DE DADOS DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA

Autores

  • Gisele Toassa Universidade Federal de Goiás
  • Jullyana Silva Rosa Universidade Federal de Goiás
  • Ana Laura Laura de Moura Septimio Universidade Federal de Goiás
  • Pabliny Marques De Aquino
  • Karinny Gonçalves da Silva Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Interação professor-aluno, psicologia histórico-cultural, medicalização

Resumo

Vinculada  ao  Projeto  "Medicalização  em  Goiás:  investigações  críticas  na  história  e contemporaneidade de práticas e discursos biopsicossociais", o presente artigo relata pesquisa referente ao  drama  da  psiquiatrização  docente  na relação professor-aluno da rede municipal de Goiânia. O absenteísmo-doença de professores da educação básica por razões médicas codificadas com o índice F do CID-10 mostra um contexto de precarização e alienação do trabalho no capitalismo, com impactos na relação social entre docentes e estudantes. Discutimos as características apontadas dessa (e nessa) interação que desvelam a complexidade dialética do drama do adoecimento psíquico e das condições materiais  da  vivência  laboral,  com  a  análise  qualitativa  de  fichas-sínteses  elaboradas  a  partir  de prontuários  de  licenças  médicas  disponibilizados  pela  Junta  Médica  Municipal  de  Goiânia. Nosso referencial foi a Psicologia Histórico-Cultural tal como interpretada pela Clínica da Atividade de Yves Clot. Consideramos 35 fichas - de 109 analisadas - que se referem à relação professor-aluno no decorrer do processo de psiquiatrização docente. Em seguida, criamos categorias, rotuladas como queixas e desdobramentos, que revelam processos comuns no sofrimento desses docentes. Observamos que a presença de psicopatologias laborais se relaciona à precarização e à desapropriação do real da atividade pelo trabalhador. Consideramos que a doença é um processo socialmente constituído no âmago de um contexto  histórico-social  dialético,  finalizando  nossa pesquisa com destaque para a intervenção do coletivo como recurso de enfrentamento à psiquiatrização, bem como subsidiando políticas públicas que visem a enfrentar a precarização laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Toassa, Universidade Federal de Goiás

Gisele Toassa is associate professor (Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brazil). She concluded her postdoctoral research at the Graduate Program of History and Theory of Psychology, York University (grant from CAPES, Ministry of Education, Brazil). Her Ph.D. was in School Psychology and Human Development (Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009), M.A. on Education (Universidade Estadual Paulista, Marília, Brazil, 2004), B.A. on Psychology (Universidade Estadual Paulista, Bauru, Brazil, 2002), B.A. on Speech Pathology and Audiology (Universidade de São Paulo, Bauru, Brazil, 2000). She focus her research on Cultural-Historical Activity Theory and its developments in the theoretical construction of Psychology as a science as well as a number of critical professional practices.

Jullyana Silva Rosa, Universidade Federal de Goiás

Graduanda do 6º Período de Psicologia - Bacharelado e Licenciatura, da Faculdade de Educação, na Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). Foi de bolsista iniciação científica modalidade PIBIC pela CNPQ de 2021 - 2022 e na modalidade PIVIC de 2022-atual, na mesma instituição. Atualmente faz estágio não obrigatório no Departamento de Educação Infantil DEI/CEPAE/UFG. Tem interesse em: Psicologia Histórico Cultural, Psicologia do desenvolvimento e Psicanálise.

Ana Laura Laura de Moura Septimio, Universidade Federal de Goiás

Estudante de graduação do curso de Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com grau acadêmico de bacharelado e licenciatura

Pabliny Marques De Aquino

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal de Goiás. Graduada em Psicologia, bacharelado e licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás. Foi bolsista CNPq de Iniciação Científica entre os anos de 2017-2021, estudando temas relacionados a desenvolvimento humano e saúde mental, sob viés da psicologia histórico-cultural. Atualmente é bolsista CAPES. Estuda temas relacionados a gênero, questões raciais, maternidade e psicanálise.

Karinny Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui formação em nível técnico em Eletrotécnica pela Unidade Integrada SESI/SENAI Aparecida (2014), no qual, desenvolveu projetos na área de robótica e automação predial. Participou de projetos de pesquisa nesta unidade, dentre eles, destacam-se: Métodos de Aprendizagem Utilizando Jogos Pedagógicos (2014) e Otimização de Processos para Produção e Aproveitamento Integral de Alimentos (2014). Participou do projeto de pesquisa "Engenharia e Controle de Manutenção em Transformadores de Potência" por um período de um ano (2015 - 2016) enquanto estudante do curso de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Bacharel e Licenciatura em Psicologia também na Universidade Federal de Goiás - UFG e integrante do núcleo de robótica Pequi MecÂnico - UFG. Foi bolsista de iniciação científica pelo CNPQ com o trabalho intitulado "Medicamentalização e trabalho de professores da educação municipal em Goiás: um estudo por meio de estatísticas descritivas". Atualmente é mestranda do programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFG, participando da linha de pesquisa "Bases Históricas, Teóricas e Políticas da Psicologia.

Publicado

2024-02-16

Como Citar

Toassa, G., Silva Rosa, J. ., Laura de Moura Septimio, A. L., Marques De Aquino, P., & Gonçalves da Silva, K. . (2024). RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E O DRAMA DA PSIQUIATRIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO A PARTIR DE DADOS DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42679

Edição

Seção

Artigos