Escola e ciência; família e distração: a pedagogia portuguesa no ingresso do século XX

Autores

  • Carlota Boto

Palavras-chave:

Escola, História, Educação, Ciência, Portugal, Pedagogia

Resumo

O presente artigo procura enfocar alguns aspectos do debate pedagógico português, expresso em revistas destinadas a educadores na fronteira entre o século XIX e o século XX. Buscava-se, na altura, firmar a modernidade portuguesa, pela irradiação e pela transformação da vida escolar. Ser moderno em educação era conferir à escola critérios de cientificidade, passíveis de serem traduzidos com uma dupla face: por um lado, atentar para a formação de hábitos e de condutas socialmente desejáveis para compor a sociedade do futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Boto, C. (2023). Escola e ciência; família e distração: a pedagogia portuguesa no ingresso do século XX. Educação Em Revista, 15(29). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42693

Edição

Seção

Artigos