Educação, arte e política: reflexões sobre o Sofista, o Político e a República de Platão

Autores

  • Carlos Antônio Leite Brandão

Palavras-chave:

Platão, Filosofia da Educação, Arte e Educação, Arte e Política, Sofistas, Político

Resumo

Refletindo sobre as noções de verdade, de justiça e da arte de governar nos escritos de Platão, superamos o paradigma da autonomia da arte e as contradições entre o pensamento e a ação ou entre a atividade intelectual e a artística e a atividade prática e política. Arte e política não têm fim em si mesmas e devem ser pensadas como inseridas dentro de um projeto que tem como fundamento e fim último a educação do cidadão e a construção de uma vida melhor e mais justa. Dessa forma, não apenas estudamos o sentido que a arte, a política e a educação encontram no filósofo grego como também inquirimos o próprio sentido e limites que elas tomam na contemporaneidade e propomo-lhes novos desafios. O problema da arte, da política e da educação atual não gira em torno de questões técnicas: é um problema hermenêutico e gira em torno da questão do sentido. E a investigação desse sentido é o nosso propósito neste artigo.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Brandão, C. A. L. (2023). Educação, arte e política: reflexões sobre o Sofista, o Político e a República de Platão. Educação Em Revista, 17(33). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44461

Edição

Seção

Artigos