A construção da subjetividade no interior das classes subalternas através da moradia: um estudo de caso

Autores

  • Priscila Lima Augusta

Palavras-chave:

Classes subalternas, Moradia

Resumo

Este trabalho propõe-se analisar  o significado  das relações entre a moradia precária e a formação da identidade das mulheres das classes subaltemas.  Através de um Estudo de Caso aborda a moradia em seus aspectos materiais e subjetivos, apontando os elementos informais presentes na situação objeto de estudo, e como estes vao-se constituindo em fatores educativos. O fazer cotidiano das classes subalternas vai-se mostrando como integrante de uma educação informal que é, também, definidora da identidade social dessa população. Ao se tratar da relação das mulheres com a casa, expõem-se as aspirações, desejos, frustrações e outros aspectos da subjetividade humana que, ao buscarem sua objetivação, vão constituindo a identidade das mulheres nos suas moradias precarias. A dissertação retoma alguns aspectos da Psicologia Social e da relação entre o objetivo e o subjetivo presentes na situasções da moradia. Desta forma, a nossa abordagem da identidade não se restringe á identidade dos classes subalternas, mas atinge também o campo da Psicologia Social na Educação. Demonstra, assim, que a especificidade que se busca no nível dessa ciência deve levar em conta as questões educativas e sociais relativas às populações das classes subaltemas no seu  fazer concreto, com a sua objetividade e a sua subjetividade.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Augusta, P. L. (2023). A construção da subjetividade no interior das classes subalternas através da moradia: um estudo de caso. Educação Em Revista, 7(13). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44481

Edição

Seção

Dissertações e teses