A construção da subjetividade no interior das classes subalternas através da moradia: um estudo de caso
Palavras-chave:
Classes subalternas, MoradiaResumo
Este trabalho propõe-se analisar o significado das relações entre a moradia precária e a formação da identidade das mulheres das classes subaltemas. Através de um Estudo de Caso aborda a moradia em seus aspectos materiais e subjetivos, apontando os elementos informais presentes na situação objeto de estudo, e como estes vao-se constituindo em fatores educativos. O fazer cotidiano das classes subalternas vai-se mostrando como integrante de uma educação informal que é, também, definidora da identidade social dessa população. Ao se tratar da relação das mulheres com a casa, expõem-se as aspirações, desejos, frustrações e outros aspectos da subjetividade humana que, ao buscarem sua objetivação, vão constituindo a identidade das mulheres nos suas moradias precarias. A dissertação retoma alguns aspectos da Psicologia Social e da relação entre o objetivo e o subjetivo presentes na situasções da moradia. Desta forma, a nossa abordagem da identidade não se restringe á identidade dos classes subalternas, mas atinge também o campo da Psicologia Social na Educação. Demonstra, assim, que a especificidade que se busca no nível dessa ciência deve levar em conta as questões educativas e sociais relativas às populações das classes subaltemas no seu fazer concreto, com a sua objetividade e a sua subjetividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.