Mudança conceitual no processo de ensino-aprendizagem de química de primeiro e segundo graus: uma proposta para “Os materiais”

Autores

  • Mortimer, Eduardo Fleury; Espínola, Sílvia Maria T. P.; Sá, Edmundo Collen M. de; Ribeiro, Lúcia Emília L.; Gomes, Luiz Adolfo Cacófatou; Etelvino, Neide R. da Silva; Silva, Terezinha Pereira da

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Química

Resumo

O projeto tem por objetivo pesquisar o processo de mudança conceitual em alunos de oitava série do primeiro grau e de primeiro ano do segundo  grau e de primeiro ano do segundo grau, em uma situação de ensino-aprendizagem de sala de aula. A pesquisa será efetuada em escolas da rede pública de ensino, através dos professores envolvidos no projeto.

O processo de mudança conceitual será pesquisado em relação aos conceitos de propriedaeds específicas (densidade, temperatura de fusão, temperatura de ebulição e solubilidade), estados físicos e mudanças de estado, e modelos de explicação casual relacionados a estes conceitos. As estratégias de ensino para promover a mudança conceitualserão desenvolvidas a partir da revisão bibliografica e de um projeto de pesquisa em fase de conclusão (financiado pelo CNPq), que identificou as concepções alternativas dos estudantes em relação àqueles conceitos. A metodologia de ensino para promover a mudança conceitual será desenvolvida a partir da teoria piagentiana da equilibração, incorporando uma série de contribuições sobre o assunto que são encontradas nas publicações especializadas internacionais. Para se detectar a ocorrência de mudança conceitual serão comparados os resultados de pré-testes, pós-testes e testes de retenção, aplicados aos alunos. Além disso, as aulas de alguns professores serão filmadas, com o objetivo de acompanhar o processo de mudança conceitual e verificar suas características. Este último procedimento permitirá, também, isolar certas variáveis envolvidas no processo, e com isso verificar o grau de generalização dos resultados obtidos. Outros dados suplementares que nos auxiliarão nesta análise serão obtidos a partir do diário de atividades dos professores, onde serão anotadas todas as ocorrências de cada aula.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Mortimer, Eduardo Fleury; Espínola, Sílvia Maria T. P.; Sá, Edmundo Collen M. de; Ribeiro, Lúcia Emília L.; Gomes, Luiz Adolfo Cacófatou; Etelvino, Neide R. da Silva; Silva, Terezinha Pereira da. (2023). Mudança conceitual no processo de ensino-aprendizagem de química de primeiro e segundo graus: uma proposta para “Os materiais”. Educação Em Revista, 7(13). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44568

Edição

Seção

Pesquisa em andamento