Mudança conceitual no processo de ensino-aprendizagem de química de primeiro e segundo graus: uma proposta para Os materiais
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, QuímicaResumo
O projeto tem por objetivo pesquisar o processo de mudança conceitual em alunos de oitava série do primeiro grau e de primeiro ano do segundo grau e de primeiro ano do segundo grau, em uma situação de ensino-aprendizagem de sala de aula. A pesquisa será efetuada em escolas da rede pública de ensino, através dos professores envolvidos no projeto.
O processo de mudança conceitual será pesquisado em relação aos conceitos de propriedaeds específicas (densidade, temperatura de fusão, temperatura de ebulição e solubilidade), estados físicos e mudanças de estado, e modelos de explicação casual relacionados a estes conceitos. As estratégias de ensino para promover a mudança conceitualserão desenvolvidas a partir da revisão bibliografica e de um projeto de pesquisa em fase de conclusão (financiado pelo CNPq), que identificou as concepções alternativas dos estudantes em relação àqueles conceitos. A metodologia de ensino para promover a mudança conceitual será desenvolvida a partir da teoria piagentiana da equilibração, incorporando uma série de contribuições sobre o assunto que são encontradas nas publicações especializadas internacionais. Para se detectar a ocorrência de mudança conceitual serão comparados os resultados de pré-testes, pós-testes e testes de retenção, aplicados aos alunos. Além disso, as aulas de alguns professores serão filmadas, com o objetivo de acompanhar o processo de mudança conceitual e verificar suas características. Este último procedimento permitirá, também, isolar certas variáveis envolvidas no processo, e com isso verificar o grau de generalização dos resultados obtidos. Outros dados suplementares que nos auxiliarão nesta análise serão obtidos a partir do diário de atividades dos professores, onde serão anotadas todas as ocorrências de cada aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.