A escrita aprisionada: uma análise da produção de textos na escola
Palavras-chave:
Escola, Produção de textos, EscritaResumo
Este trabalho objetiva analisar as condições de produção de texto escrito na escola e os textos produzidos por alunos da 3° série do 1°grau, pertencentes a diferentes níveis sócio-econômicos. Verificou-se que ecolas que atendem a clientelas diferewntes se assemelham em relação ao discurso sobre a redação da escola e em relaçao à metodologia aplicada nas salas de aula. Trata-se da verificação de um ritual pedagógico que nega a escrita enquanto processo interativo e faz com que o aluno desaprenda o uso efetivo de escrita e aprenda a simulação de um jogo: escrever é depender de...é repetir o discurso de outrem...é imitar. Dessa forma, os alunos produzem redações que se apresentam sem textualidade e caracterizam-se como parafrásticas, contextualizadas e previsíveis. Essas escolas, no entanto, se diferenciam num aspecto fundamental: a relação que o professor mantem com o aluno. A visão estereotipada, as expectativas negativas e o exercicio do poder verificados na escola que atende a camada desfavorecida repro duzem, nas salas de aula, as diferenças existentes nos planos econômico e social. Verificou-se, portanto, que, sob o manto da neutralidade, o ensino de redação nas escolas vem perpetuando as diferenças de classes e colaborando para a discriminação das crianças das camadas desfavorecidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.