PROJETO PRINCIPAL DE EDUCAÇÃO PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE

REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO LATINOAMERICANA

Autores

  • Bruno Nicolau Cerine da Cruz Centro Universitário Ingá
  • Telma Adriana Pacifico Martineli Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Educação, Educação Básica, Políticas educacionais, América Latina.

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo que investigou as repercussões das ideias produzidas a partir do Projeto Principal de Educação para a América Latina e o Caribe nas políticas educacionais e curriculares para a educação básica brasileira, chilena e uruguaia. O percurso metodológico foi delineado tendo como base a pesquisa documental, cujos documentos principais para a coleta dos dados foram as declarações, pareceres e relatórios referentes ao projeto. Os resultados da pesquisa indicaram que: 1) esse projeto orientou os rumos das reformas educacionais ocorridas em países da América Latina, como o Brasil, o Chile e o Uruguai; 2) as discussões e debates para as transformações da educação básica latino-americana, no contexto do projeto, fundamentaram-se em uma concepção de educação e desenvolvimento ancorada em uma perspectiva humanista e educativa do trabalho; e, por fim, 3) a década de 80 foi a fase de fundação e desenvolvimento das primeiras ações do projeto, com vistas à expansão quantitativa da educação básica, especialmente no número de matrículas, enquanto que a década de 90 foi intensificada as ações do projeto, com vistas, principalmente, à qualidade da educação, por meio de transformações na gestão e no currículo. Concluiu-se que o Projeto Principal de Educação teve suas ideias repercutidas nos três países pesquisados à medida em que os mesmos incorporaram e, ainda incorporam, os princípios e objetivos do projeto em suas respectivas políticas educacionais e curriculares, engendrando uma espécie de consenso entre as políticas educacionais e curriculares promovidas na América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Nicolau Cerine da Cruz, Centro Universitário Ingá

Doutorando do Programa Pós-graduação em educação da Universidade Estadual de Maringá.
Professor Tutor do curso Educação Física Ead em Centro Universitário Ingá, Maringá-PR.

Telma Adriana Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação, Docente do Programa de Pós-graduação em educação e do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Cerine da Cruz, B. N., & Pacifico Martineli, T. A. (2024). PROJETO PRINCIPAL DE EDUCAÇÃO PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE : REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO LATINOAMERICANA . Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44663

Edição

Seção

Artigos